Percepções de docentes dos anos iniciais sobre a volta ao ensino presencial

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18207

Mots-clés :

Educação, Ensino Fundamental, Ensino presencial, Trabalho pedagógico, Pandemia

Résumé

Este artigo analisa as percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre aspectos considerados desafiantes durante o processo de retorno ou na volta ao ensino presencial. Por meio de uma leitura e discussão dos dados de um Survey, aplicados a métodos da Estatística Descritiva, os resultados discutidos revelam aspectos sobre dinâmicas e decisões relativas ao trabalho pedagógico na escola. A posição defendida é a da presença dos professores como agentes ativos que não se eximem da tarefa de resguardar o direito à alfabetização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marta Nörnberg, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Bolsista em Produtividade em Pesquisa CNPq – nível 2. Vice-líder do GEALE – Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa com ênfase em Formação de Professores e Teoria e Prática Pedagógica, conduzindo e orientando estudos sobre processos formativos; docência nos anos iniciais; educação, cuidado e escola pública; planejamento e avaliação de práticas educativas.

Nilton José Neves Cordeiro, Universidade do Vale do Acaraú

Doutor em Educação (UFPel) e Mestre em Estatística (UFPE). É Professor do curso de Licenciatura em Matemática da UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pesquisador do GEALE - Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita.

Références

ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 - Relatório técnico (parcial). Revista Brasileira de Alfabetização, n.13, p.185–201, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2020465. Acesso em 15jan. 2021.

ANDRADE, Sandra D. S. et al. Entre máscaras, ansiedades e expectativas: desafios enfrentados por professoras no retorno ao ensino presencial. Cadernos de Educação, [S.l.], v.66, p. e176622, 2022. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23305. Acesso em: 15 nov. 2022.

BARROS-MENDES, Adelma et al. Alfabetização em tempos de pandemia no Estado do Amapá: marcas do trabalho de alfabetizadoras, famílias e crianças. In: MACEDO, Maria do Socorro Alencar (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. 1.ed. São Paulo: Parábola, 2022. p. 352-374.

BOF, Alvana Maria; BASSO, Flavia Viana; SANTOS, Robson dos. Impactos da pandemia na alfabetização das crianças brasileiras. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 7, p. 241-275, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24109/9786558010630.ceppe.v7.5573. Acesso em: 21 mai. 2023.

CRESWELL, John W. Pesquisa educacional: planejamento, condução e avaliação de pesquisas quantitativas e qualitativas. 4.ed. Porto Alegre: Penso, 2010.

CRESWELL, JohnW.; GUETTERMAN, Timothy C. Educational Research: Planning, Conducting and Evaluating Quantitative and Qualitative Research. 6th ed. New York: Pearson, 2019.

DUARTE, Alexandre W. B.; OLIVEIRA, Dalila A. Direito à educação e desigualdades: efeitos estruturais e escolares durante a pandemia da covid-19 no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17886, 2024. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17886. Acesso em: 22 set. 2024.

FREITAS, Fabrício M.; SILVA, João A. da. As traduções e recontextualizações da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, 2023. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149. Acesso em: 11 nov. 2022.

HADDAD FERREIRA, Luciana; BARBOSA, Andreza. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–24, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15483. Acesso em: 22 dez. 2020.

LAMARÃO, Sergio; URBINATI, Inoã C. Gripe Espanhola [Verbete]. In: ABREU, Alzira Alves de (Coord.). Dicionário histórico-biográfico da Primeira República 1889-1930. Rio de Janeiro: FGV, 2004. Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/gripe-espanhola. Acesso em: 15 jun. 2024.

LUND, Juliana A. Práticas docentes em tempos de pandemia COVID-19. 2022, 147f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna: relatório sobre o saber. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2019.

NÖRNBERG, Marta; LUND, Juliana A.; GONÇALVES, Simone da Silva. Ensino Remoto Emergencial: reconfigurações da escola e do trabalho docente. Revista Cocar, [S.l.] v.1, n.28, 2024, p. 1-20. [no prelo].

NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação [Entrevista]. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, vol. 7, n. 3, ago 2020. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905/551. Acesso em: 23 dez. 2020.

OLIVEIRA, Dalila A. Políticas conservadoras no contexto escolar e autonomia docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015335, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15335. Acesso em 23 abr. 2021.

OLIVEIRA, Dalila A.; PEREIRA JUNIOR, Edimilson A. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Retratos da Escola, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 719–734, 2021. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1212. Acesso em: 21 jun. 2024.

PORTO, Gilceane C. et al. A experiência educativa em contexto pandêmico no Rio Grande do Sul: trabalho docente e prática pedagógica. In: MACEDO, Maria do Socorro Alencar (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. 1.ed. São Paulo: Parábola, 2022. p. 124-147.

SANTANA, Gabriel do N. A construção de discursos antidemocráticos no governo Bolsonaro: análise da fala de Abraham Weintraub em reunião ministerial. Cadernos de Linguística, [S. l.], v. 2, n. 4, p. e542, 2021. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/542. Acesso em: 10 jul. 2024.

SURVEY Alfarede. Excel, Microsoft Office 2002, Versão 2002. 1 arquivo, 1.510.849 bytes. Planilha Eletrônica de Dados, 2023.

XIMENES, Daniel de A.; AGATTE, Juliana P. A gestão das condicionalidades do Programa Bolsa Família: uma experiência intersetorial e federativa. Inclusão Social, [S. l.], v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1662. Acesso em: 22 set. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-10

Comment citer

NÖRNBERG, Marta; NEVES CORDEIRO, Nilton José. Percepções de docentes dos anos iniciais sobre a volta ao ensino presencial. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18207, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18207. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18207. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

Articles similaires

<< < 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.