PERFIL DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA USADOS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS MUNICIPAIS EM LAGARTO – SE

Auteurs-es

  • Maria Natália Santos Calheiros UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
  • Rita de Cácia Santos Souza UFS
  • Josefa Mylena Aquino Mendonça UFS
  • Jaqueline Nascimento Dos Anjos UFS
  • Janayna de Almeida Andrade UFS

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p109

Mots-clés :

Educação. Inclusão Educacional. Tecnologia Assistiva.

Résumé

O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil dos recursos de TA usados nas salas de recursos multifuncionais das escolas municipais em Lagarto-SE. Os recursos foram catalogados e classificados conforme a proposta de Tonolli e Bersh (1998). Participaram 7 escolas públicas. A maioria dos recursos é destinada às pessoas cegas ou com baixa visão e há escassez destes para comunicação aumentativa e alternativa, esporte e lazer. Há dificuldades de utilização de alguns recursos devido à complexidade dos mesmos, além de outros obsoletos por falta de manutenção ou demanda. Os resultados sugerem a necessidade de maior investimento através da contratação de profissionais de áreas afins e capacitação de professores para alcançar resultados cada vez mais satisfatórios.    

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Natália Santos Calheiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

Terapeuta Ocupacional.Mestra em Psicologia Cognitiva pela UFPE.Preceptora da Residência em Saúde da Família da Uncisal.

Téléchargements

Publié-e

2017-04-16

Comment citer

CALHEIROS, Maria Natália Santos; SOUZA, Rita de Cácia Santos; MENDONÇA, Josefa Mylena Aquino; DOS ANJOS, Jaqueline Nascimento; ANDRADE, Janayna de Almeida. PERFIL DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA USADOS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS MUNICIPAIS EM LAGARTO – SE. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 109, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n17p109. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2252. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.