EDUCAÇÃO INDÍGENA: QUANDO A LINGUAGEM DETERMINA PRÁTICAS DOCENTES DIFERENCIADAS

Auteurs-es

  • Monica Rabello de Castro PPGE Universidade Estácio de Sá
  • Carlos Rodrigues de Moraes Neto PPGE UNESA - Museu Nacional
  • Rosy Anne Miranda Soares PPGE UNESA

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p63

Mots-clés :

Trabalho docente. Professores indígenas. Multilinguismo.

Résumé

Este estudo teve como objetivo analisar o trabalho docente de professores indígenas, na diversidade linguística da cidade de Macapá. Entrevistas foram meio de interlocução com cinco professores de indígenas sobre suas práticas pedagógicas, tendo como pano de fundo uma região multilinguista. A pesquisa adotou como referencial a teoria das representações sociais. Para a análise dos dados, adotamos como metodologia a técnica do modelo da estratégia argumentativa, que tem por objetivo a análise de discursos, identificando acordos e controvérsias para o acesso às representações. Os professores reconhecem o papel da escola como agente cultural cuja força provém do seu estatuto de instituição, esperando que as diversas culturas não sejam “diluídas” na cultura dos karaikõ (dos não índios). Os alunos, no entanto, querem participar da cultura não índia, pois a sua vida individual autônoma depende dessa integração.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Monica Rabello de Castro, PPGE Universidade Estácio de Sá

Estudos sobre linguagem nos processos educativos com ênfase nas Representações Sociais em articulação com a Teoria da Argumentação. Trabalho docente.

Téléchargements

Publié-e

2017-08-30

Comment citer

CASTRO, Monica Rabello de; MORAES NETO, Carlos Rodrigues de; SOARES, Rosy Anne Miranda. EDUCAÇÃO INDÍGENA: QUANDO A LINGUAGEM DETERMINA PRÁTICAS DOCENTES DIFERENCIADAS. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 63, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p63. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3382. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "A interface educação e linguagem: pesquisas em leitura, escrita e variação linguística"

Articles similaires

<< < 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.