A organização da gestão democrática nas escolas brasileiras e portuguesas uma análise nos marcos legais

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p16-30

Mots-clés :

Gestão democrática. Organização. Legislação educacional.

Résumé

Este artigo traz um recorte dos resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado em Ciências da Educação na área de Administração e Políticas Educativas, na Universidade de Aveiro/Portugal. Objetivou analisar textos legais vigentes homologados no Brasil e em Portugal, que tratam da gestão escolar. O estudo enquadrado na abordagem qualitativa se estruturou nas categorias: princípios, organização, composição e objetivos. Este artigo, em específico, trata da categoria organização. Desenvolvido com a pesquisa bibliográfica e documental, as análies na legislação dos dois países, nos apontou, mesmo com a distância geográfica, muita homogeneidade entre a legislação, deflagrando grandes influências globais.

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Rosilânia Macedo Silva, Universidade de Aveiro (UA – Portugal)

Doutoranda em Didátca e Formação pela Universidade de Aveiro, portugal

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Publié-e

2018-08-31

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SILVA, Rosilânia Macedo. A organização da gestão democrática nas escolas brasileiras e portuguesas uma análise nos marcos legais. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 16–30, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p16-30. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5114. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

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