O ensino da escrita etnográfica como caminho na construção do olhar antropológico

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p333-345

Mots-clés :

ensino de antropologia, etnografia, relativização

Résumé

O ensino de antropologia para estudantes de outras áreas de conhecimento, como as licenciaturas e a pedagogia pode seguir dois caminhos. No primeiro, apresenta-se o conjunto de teorias antropológicas e sua relação com a educação, discute-se o estatuto epistemológico dessas disciplinas e propõe-se uma reflexão majoritariamente teórica. No segundo caminho, articula-se o ensino da antropologia ao fazer antropológico, mais diretamente à escrita etnográfica. Nesse artigo, argumentaremos que ao seguir o segundo caminho, o professor insere os estudantes em um modelo de conhecimento que depende do confronto cotidiano entre as identidades do pesquisador e aquelas que ele pretende analisar. Descrever o "outro" promove o encontro e a relativização do "eu", mas esse processo não é isento de conflitos.

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Rodrigo Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. 

Ana Pires do Prado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Antropóloga, professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ e do departamento de Fundamentos da Educação da UFRJ.

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Publié-e

2019-04-25

Comment citer

ROSISTOLATO, Rodrigo; PIRES DO PRADO, Ana. O ensino da escrita etnográfica como caminho na construção do olhar antropológico. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 333–345, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p333-345. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6206. Acesso em: 17 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Ensino de Antropologia"

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