A proposta do ensino pela pesquisa em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p383-401

Mots-clés :

Ensino de Ciências, Ensino Tecnológico, Institutos Federais, Ensino pela Pesquisa, Formação de Professores.

Résumé

Esse artigo relata uma investigação que objetiva construir resposta para a pergunta Como a pesquisa em sala de aula está inserida nas propostas pedagógicas da área das Ciências da Natureza em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia? Foi feita análise documental em Planos de Ensino nos componentes da área das Ciências da Natureza em três câmpus de um Instituto Federal no estado do Rio Grande do Sul. Nesses Planos de Ensino foram analisadas as informações encontradas nas seções objetivo geral, metodologia e avaliação. As informações aí encontradas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva de onde emergiram três categorias: Os objetivos presentes nos Planos de Ensino, As possibilidades pedagógicas do professor e As propostas de avaliação presentes nos Planos de Ensino. Conclui-se ao final do artigo que a concepção de pesquisa desses professores investigados ainda privilegia formas transmissivas e tradicionais de ensino, sendo a pesquisa tratada como de investigação científica e não como princípio pedagógico. 

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Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Possui graduação em QUÍMICA - BACHARELADO (1991), graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS (1986) e graduação em QUÍMICA - LICENCIATURA (1990) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, todas pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor de Química do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul e professor colaborador no PPGECE na Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Coordenou o 35º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Tem experiência na área de ENSINO de Química desde 1987, no Ensino Médio. Pesquisa nas linhas do Ensino pela Pesquisa, PIBID e Formação de Professores por meio de Comunidades de Prática.

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Publié-e

2019-08-31

Comment citer

RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel. A proposta do ensino pela pesquisa em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 383–401, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p383-401. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6375. Acesso em: 12 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

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