Pesquisa etnográfica e o ensino da antropologia da educação: diários de campo e as surpresas da reflexividade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p375-389

Mots-clés :

Antropologia, Educação, Diários de Campo, Escrita Antropológica.

Résumé

Este artigo apresenta reflexões no âmbito da antropologia da educação derivadas do uso de diários de campo etnográficos, escritos pelos alunos, para a compreensão da própria sala de aula. Esta estratégia pedagógica e antropológica, utilizada entre 2015 e 2016, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, demonstrou a possibilidade da antropologia apresentar recursos práticos para o ofício do educador-pedagogo, sem recair na instrumentalidade. Embasado na noção de reflexividade, advinda da teoria de Pierre Bourdieu, este uso dado aos diários de campo permitiu que os discentes percebessem que a cultura é uma forma de aprendizado, ao mesmo tempo em que viviam o aprendizado formal como uma maneira de realizar a cultura

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Yuri de Nóbrega Sales, Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO)

Psicólogo, mestre em Psicologia (UNIFOR), doutorando em Educação (UFC), na linha de Antropologia da Educação. Docente do Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO).

Bernadete de Lourdes Beserra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação/UFC, área de Antropologia da Educação. Obteve sua graduação em Ciências Sociais (1983) e mestrado em Sociologia Rural (1989) pela Universidade Federal da Paraíba [C. Grande], doutorado em Antropologia - University of California - Riverside (2000). Pós-doutorado com bolsa da Fundação Rockefeller no Programa de Latin American and Latino Studies da University of Illinois, Chicago (2006/2007) e com bolsas da CAPES nos Programas de Português e Espanhol e Latino Studies, da Northwestern University (2012) e de Antropologia da Northern Arizona University (2017-2018). 

Références

BESERRA, Bernadete. A construção do olhar antropológico na formação docente. Coleção Textos FCC (Impresso), v.50, p.93 - 121, 2016a.

BESERRA, Bernadete. Dos riscos da diferença: etnografia de um percurso acadêmico. Fortaleza: Edições UFC, 2016b.

BESERRA, Bernadete. Da antropologia da educação a uma didática antropológica. In: REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA, 5.; REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS DO NORTE E NORDESTE, 14., 2015, Maceió. Anais... Maceió: Edufal, 2015.

BESERRA, Bernadete; LAVERGNE, Rémi. Heroína ou vilã? Notas sobre uma experiência de ensino de Sociologia da Educação. In: CHAGAS, Eduardo et al (Orgs.). Indivíduo e Educação na Crise do Capitalismo. Fortaleza: Edições UFC, 2012.

BESERRA, Bernadete; OLIVEIRA, Leiry; SANTOS, Carolina. Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia. Revista Dialectus, ano 2, n. 5, p. 150-165, ago./dez. 2014, p. 462-481.

BESERRA, Bernadete; LAVERGNE, Rémi. Etnografando a sala de aula: contribuições da antropologia à formação de professores. Revista Anthropologicas, v. 27, n. 1, p. 72-101, 2016.

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Trad. Jeni Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013 [1984].

BOURDIEU, Pierre & WACQUANT, Loic. An invitation to reflexive sociology. Chicago: Chicago University Press, 1992.

DAUSTER, Tania. "Entre a Antropologia e a Educação": a produção de um conhecimento imprescindível e de um conhecimento híbrido. ILHA: Revista de Antropologia, v. 6, n. 1-2, p. 197-207, 2004.

DAUSTER, Tania . Etnografia, modo de conhecer: entre a Antropologia e a Educação. Educação on-Line (PUCRJ), v. 9, p. 10-15, 2011.

GUSMÃO, Neusa. Por uma antropologia da educação no Brasil. Pro-posições: Revista da Faculdade de Educação/UNICAMP, v. 21, n. 1, p. 259-265, maio/ago. 2010.

GUSMÃO, Neusa. Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos. Linhas Críticas, v. 21, n. 44, p. 19-37, jan./abr. 2015.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LAVERGNE, R.; BESERRA, Bernadete. Exercício para a construção de uma antropologia do ensino superior In: XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE, 2012, Teresina. Disponível: http://www.sinteseeventos.com.br/ciso/anaisxvciso/resumos/GT11-02.pdf

LEVINSON, B.; POLLOCK, M. A Companion to the Anthropology of Education. Malden, MA: WileyBlackwell. 2011.

MARTINS, Isayanne. Antropologia da Educação na formação de professores: um estudo etnográfico. Dissertação (Educação) - Universidade Federal do Ceará, 2017.

OLIVEIRA, Amurabi. Antropologia, colonialidade e pós-colonialidade: diálogos possíveis com a educação. Quaestio, v. 16, n. 1, maio 2014, p. 11-23, 2014.

OLIVEIRA, Amurabi; NASCIMENTO, Fernanda; SANTOS, Jhones. O ensino e seus espelhos: a formação antropológica para não antropólogos. Cadernos de Pedagogia, ano 7, v. 7, n. 14, p. 114-125, jan./jun. 2014.

PEIRANO, Mariza. A teoria vivida: e outros ensaios de antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

PIMENTEL, Álamo. A atitude etnográfica na sala de aula: descolonizando os processos de ensino. REALIS, v. 4, n. 2, p. 49-71, jul./dez. 2014.

ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra. Antropologia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

ROSISTOLATO, Rodrigo; PRADO, Ana. O lugar da antropologia na formação de educadores. Revista Café com Sociologia, v. 4, n. 2, p. 98-111, 2015.

SILVA JÚNIOR, Silvio Roberto Dias da. A dádiva do outsider: a didática antropológica aplicada à formação de professores. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

TADDEI, Renzo; GAMBOGGI, Ana. Educação, antropologia, ontologias. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 1, p. 27-38, jan./mar. 2016.

Téléchargements

Publié-e

2019-04-25

Comment citer

SALES, Yuri de Nóbrega; BESERRA, Bernadete de Lourdes. Pesquisa etnográfica e o ensino da antropologia da educação: diários de campo e as surpresas da reflexividade. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 375–389, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p375-389. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6718. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Ensino de Antropologia"

Articles similaires

<< < 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.