Impactos da Educação Profissional na prática docente de professores de Ciências
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p416-430Mots-clés :
Formação continuada. Saberes docentes. Ensino de Ciências.Résumé
Este artigo apresenta a dinâmica de um curso qualificação profissional docente, ofertado pelo Instituto Federal Catarinense, para professores de Ciências e Matemática, que lecionam em escolas públicas do Alto Vale do Itajaí (SC). A instrumentação para o Ensino de Ciências foi o eixo central, buscando articular teoria e prática com foco no saber e saber fazer. Os participantes implementaram uma Proposta Pedagógica Integradora (PPI) nas escolas, as quais foram socializadas e entregues na forma de resumo expandido. Sete resumos foram submetidos à análise de conteúdo. Como resultados, houve a constatação da presença de mais de uma disciplina nos trabalhos e identificação de temas trabalhados no curso, evidenciando a transição de conteúdos estudados para o âmbito da docência.
Téléchargements
Références
AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
AUSUBEL, D.P.; ROBINSON, F.G.. School learning: an introduction to educational psychology. New York: Rinehart & Winston Inc., 1969.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 2. reimp. da 1. ed. de 2011. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de Licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda Licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.
BRASIL. Presidência da República. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: 2018.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. Rev. Téc. Anna Maria Pessoa de Carvalho. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011. 127p.
CLEBSCH, A. B. Mapas conceituais e desenvolvimento profissional docente. In: III Congresso Internacional de Avaliação. In: Congresso Internacional de Educação, 8, 2013, Gramado. Atas… Gramado: FAURGS, 2013.
CLEBSCH, A. B.; BOCHECO, O. Formação docente para refletir e agir em prol da alfabetização científica no processo de ensino aprendizagem. Colóquio Internacional de Educação, Editora Unoesc, v. 2, n. 1, p. 811-823, 2014.
GIOVANNI, J. R. et. al. A conquista da matemática. São Paulo: FTD, 2007.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Projeto Pedagógico do Curso de Qualificação Profissional: Formação continuada para professores de Física e Ciências. Rio do Sul, 2018.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Magistério. Série Formação do Professor).
LÜDKE, M.. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
MOREIRA, M. A. VEIT, E. A. Ensino Superior: bases teóricas e metodológicas. São Paulo: E.P.U, 2010.
SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo desing para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SHULMAN, L. S. Knowlege and Teaching: Foundations of the new Reform. Harvard Educacional Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SHULMAN, L. S. Those who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educacional Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, feb. 1986.
SMOLE, K. S. et. al. Jogos de matemática de 6o a 9o ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 1991.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).