Educação e formação humana: o lugar ocupado pelas “Humanas” nos Institutos Federais de Educação Tecnológica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p600-612

Mots-clés :

educação – ciências humanas – formação humana

Résumé

Instituídos em 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm por objetivo promover educação profissional e tecnológica que possa desenvolver educação de excelência integrada com os mundos do trabalho. Mas precisa também promover uma formação humana que contribua para a formação crítica de seus alunos, de modo a permitir que esses possam ler de modo pleno o lugar que ocupam na sociedade, assumindo protagonismo na mesma. Um dos caminhos para alcançar este objetivo é considerar o papel desempenhado pela área de ciências humanas. Este trabalho tem por objetivo analisar o lugar ocupado pelas ciências humanas no quadro de disciplinas do ensino médio integrado dos institutos federais, tendo como objeto de análise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Pablo Menezes e Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), possui mestrado em História pela mesma Universidade (2005), e graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002). Foi professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto entre os anos de 2011 e 2013, lecionando nos cursos de História, Museologia e Turismo. Trabalhou na Faculdade Santa Rita (Conselheiro Lafaiete/MG), como professor das disciplinas relativas às Ciências Humanas, e coordenador do curso de graduação em Geografia, entre 2009 e 2014. Foi professor do Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (Virginópolis/MG), entre os anos de 2004 e 2009, onde lecionou no curso de graduação em História e coordenou o Programa de Pós-Graduação em História Regional entre março de 2007 e março de 2008. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, bem como tem experiência na área de organização e análise de acervos documentais e Patrimônio Histórico. Os temas mais comuns em seus trabalhos são: vilas, casas de câmara, poder, economia, Minas Gerais, século XVIII, Cultura Política. Foi um dos organizadores do livro "As Minas e o Império: dinâmicas locais e projetos coloniais portugueses" (Editora Fino Traço, 2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, atuando como professor de História, e como professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Téléchargements

Publié-e

2019-08-31

Comment citer

OLIVEIRA, Pablo Menezes e. Educação e formação humana: o lugar ocupado pelas “Humanas” nos Institutos Federais de Educação Tecnológica. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 600–612, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p600-612. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6901. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

Articles similaires

<< < 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.