Formação Docente no Contexto da Universidade Aberta do Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p295-313

Mots-clés :

Formação de professores, Educação a distância, Universidade Aberta do Brasil, Foucault, Processos de subjetivação.

Résumé

Este artigo é resultante da pesquisa de mestrado que analisa a formação continuada de professores na Educação a Distância (EAD), no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e a apropriação de seus dispositivos tecnológicos. Tem por objetivo problematizar como os usos das tecnologias e a diversidade cultural têm sido inseridos na formação de professores no âmbito da UAB. A partir da investigação, pode-se dizer que a UAB é uma forma de governo que conduz a formação de professores por meio da EAD e orienta o que deve ser e o que priorizar. Como ação decorrente de uma política pública, a UAB se expandiu com promessas inovadoras e democratizantes no campo da formação, mas constituída por mecanismos que produzem jogos de poder e verdades sobre os professores e a formação docente.

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Daniela de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Gestão Pública pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Técnica Administrativa em Educação no Museu de Ciência e Técnica da UFOP. Atuou como tutora à distância do curso de Administração Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP, no período de 2008 a 2012. Tem experiência em projetos de extensão, rotinas administrativas, na Educação à Distância e em atividades relacionadas ao turismo, como hotelaria e eventos.

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Publié-e

2019-08-31

Comment citer

PEREIRA, Daniela de Oliveira. Formação Docente no Contexto da Universidade Aberta do Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 295–313, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p295-313. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6915. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

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