Pensando a docência para além da representação comum: uma discussão sobre profissionalidade, identidade docente e reconhecimento social

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p51-65

Mots-clés :

Profissão Docente. Identidade Docente. Profissionalidade Docente.

Résumé

O objetivo deste artigo é relacionar o conceito de profissionalidade docente aos debates mais recentes acerca da construção da identidade do professorado, dialogando diretamente com o campo da formação de professoras/es e tendo como pano de fundo de análise o quadro mais amplo da produção sobre a docência no Brasil. Buscamos ainda, neste exercício de crivo teórico, abordar o papel que a identidade normativa (estereotipada) acerca da docência pode desempenhar na (des) construção da identidade profissional de docentes engendrando discursos e representações produzidos “por fora” da docência e incorporados artificialmente à mesma, implicando no reconhecimento social e subjetivo do magistério como uma profissão complexa e permeada por especificidades historicamente subestimadas.

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Lívia Torres Cabral, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG

Mardem Michael Ferreira Da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG

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Publié-e

2019-08-31

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CABRAL, Lívia Torres; DA SILVA, Mardem Michael Ferreira. Pensando a docência para além da representação comum: uma discussão sobre profissionalidade, identidade docente e reconhecimento social. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 51–65, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p51-65. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7173. Acesso em: 23 nov. 2024.

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