A Pedagogia Histórico-Crítica como caminho possível para uma Educação Ambiental Crítica

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p283-301

Mots-clés :

Pedagogia Histórico-Crítica. Educação Ambiental. Materialismo Histórico Dialético.

Résumé

A educação ambiental crítica vem avançando no sentido de marcar sua diferença com as perspectivas pedagógicas mais conservadoras. Contudo, sob esta denominação, foram englobadas concepções de educação ambiental com fundamentos bastante distintos, como a fenomenologia, a hermenêutica, a dialética idealista, a dialética materialista, a teoria crítica e a complexidade. Diante desta realidade, é necessário definir um posicionamento sobre qual crítica está sendo realizada e com qual objetivo. Assim, apesar da educação ambiental crítica mostrar a necessidade de enfrentar a crise socioambiental, enfrentando a profunda desigualdade social, é importante definirmos a pedagogia histórico-crítica e o materialismo histórico dialético como fundamentos filosófico e pedagógico radicais enquanto caminho concreto possível de enfrentamento necessário na superação dos problemas socioambientais.

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Marcela de Moraes Agudo, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Professora do Magistério Superior do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), leciona no curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestra e Doutora em Educação para a Ciência na UNESP/Bauru (bolsista CAPES - Proex e FAPESP), pesquisando a educação ambiental na formação de professores. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa Dra Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na Educação Básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP; e no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na UNESP/Bauru. Principais temas de pesquisa: Sociedade e Natureza. Ensino de Ciências da Natureza e Biologia. Educação Ambiental. Formação de Professores. Fundamentos da educação. Trabalho docente. Escola pública.

Lucas André Teixeira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2001), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Trabalho Docente e Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru/SP). É Professor Assistente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na UNESP Araraquara (SP). Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: trabalho docente; estágio supervisionado em Ciências Sociais, ensino de Sociologia, ensino de Geografia, História e educação ambiental. Possui experiência profissional como Professor de Geografia na Educação Básica II do Governo do Estado de São Paulo e nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. 

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Publié-e

2020-04-06

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AGUDO, Marcela de Moraes; TEIXEIRA, Lucas André. A Pedagogia Histórico-Crítica como caminho possível para uma Educação Ambiental Crítica. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 283–301, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p283-301. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7295. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

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