A educação permanente na Saúde em hospital de ensino: um desafio na perspectiva de Morin

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p80-93

Mots-clés :

Educação Permanente, Hospitais de Ensino, Prática Interdisciplinar.

Résumé

Objetiva-se refletir sobre as potencialidades e fragilidades envolvidas na prática da Educação Permanente em Saúde (EPS) em Hospitais de Ensino na perspectiva de Edgar Morin. Trata-se de um estudo de reflexão que se propõe analisar produções científicas sobre a prática da EPS em hospitais, relacionando onde cabível aos pressupostos teóricos de Morin. Conclui-se que são notáveis as dificuldades em se propor a EPS em hospitais; maior frequência da educação continuada; e embaraço no entendimento desses dois conceitos. A educação permanente, por sua inerente complexidade pode usufruir dos conceitos de Morin, e estabelecer paralelos entre os pressupostos da EPS em hospitais de ensino e os referenciais do filósofo na perspectiva do pensamento complexo.

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Renata Féo Couto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira, especialista em Processo de Mudança em Ensino na Saúde e Oncologia. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Interdisciplinar para o SUS. Atua no Hospital Universitário Antônio Pedro pela UFF e Hospital Federal do Andaraí pelo Ministério da Saúde.

Marcos Paulo Fonseca Corvino, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Medico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é prof associado da Universidade Federal Fluminense.

Mônica Tereza Machado Mascarenhas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Medica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF)

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Publié-e

2020-06-22

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COUTO, Renata Féo; CORVINO, Marcos Paulo Fonseca; MASCARENHAS, Mônica Tereza Machado. A educação permanente na Saúde em hospital de ensino: um desafio na perspectiva de Morin. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 80–93, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p80-93. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7481. Acesso em: 22 nov. 2024.

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