Os sentidos do trabalho para técnicos em assuntos educacionais no contexto do modo de produção capitalista

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p330-351

Mots-clés :

Sentidos do trabalho, Técnicos em Assuntos Educacionais, Modo de produção capitalista.

Résumé

O objetivo do estudo é investigar os sentidos atribuídos ao trabalho por técnicos em assuntos educacionais (TAEs) de uma instituição federal, considerando o modo de produção vigente. A pesquisa qualitativa se caracteriza como descritiva e exploratória. Com diferenças marcantes, mas também elementos em comum, o trabalho do séc. XX até os dias atuais está intrinsecamente vinculado aos ditames do capitalismo, que enxerga os trabalhadores como forças de trabalho – e não como seres humanos. Neste cenário, os sentidos do trabalho para os TAEs do Instituto Federal de Santa Catarina refletem a dupla dimensão do trabalho: Ontológica e Histórica. Ora o trabalho se aproxima da representação de atividade vital e potencializadora do desenvolvimento humano, e ora assemelha-se como atividade estranha ao trabalhador, se resumindo à manutenção da subsistência.

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Caio Caselli Martins, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo PROFEPT (2019). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi professor da Educação Básica entre 2005 e 2009. É Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis desde 2009.

Adriano Larentes da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Nacional Autônoma do México e em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Chapecó.

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2020-06-22

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MARTINS, Caio Caselli; SILVA, Adriano Larentes da. Os sentidos do trabalho para técnicos em assuntos educacionais no contexto do modo de produção capitalista. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 330–351, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p330-351. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8032. Acesso em: 23 nov. 2024.

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