Semelhanças e diferenças entre as concepções de educação social, educação popular e educação não escolar
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p76-97Mots-clés :
Contextos de educação. Educação Popular. Educação Social. Pedagogia Social.Résumé
O texto trata das diferentes concepções e compreensões acerca da educação social, educação popular e educação não escolar. A partir de uma pesquisa bibliográfica, considera as particularidades, aproximações e distanciamentos teóricos e epistemológicos que se configuram no exercício da compreensão e uso desses termos nos múltiplos contextos educativos. O estudo revelou, no caso brasileiro, a presença de uma multireferencialidade na compreensão destes três conceitos. O entendimento dessas concepções assume duas dimensões: crítica e pós-crítica. Na primeira, a Educação Popular não é sinônimo de educação não escolar e não é o mesmo que educação social. Na segunda, privilegia-se diferentes referenciais para justificar uma educação social brasileira. Não se verificou um conceito explícito de educação social no Brasil, mas existe semelhanças com o que conhecemos como educação popular.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).