FORMAS DO DISCURSO REPORTADO EM NARRATIVAS FICCIONAIS ESCRITAS POR ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n10p135Parole chiave:
Manuscrito escolar, Narrativa ficcional, Discurso reportado.Abstract
Este estudo tem por objetivo apresentar uma análise comparativa das emergências de discurso reportado (DR) em narrativas ficcionais escritas por alunos brasileiros e franceses. A partir do trabalho de Boré (2010), suportado por uma perspectiva dialógico-enunciativa, pretendemos descrever as formas de discurso reportado que se manifestam em narrativas ficcionais escritas por aqueles alunos dos anos iniciais da escola elementar. Para isso, analisamos dois tipos de corpus: corpus brasileiro, constituído por manuscritos de alunos brasileiros de 2º ano do Ensino Fundamental (8 anos); corpus francês, formado por manuscritos de alunos de Cours Moyen 2 – CM2 (9 anos). Nossos resultados indicam que as formas de DR presentes nestes manuscritos, apesar de serem produtos de diferentes práticas didáticas de língua escrita, assemelham-se em relação ao diálogo externo representado. Destaca-se, contudo, o modo singular como o dialogismo interdiscursivo interfere na construção destes diálogos.Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).