Perspetivas dos alunos sobre as suas experiências de aprendizagem

implicações para a formação docente

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp423-445

Parole chiave:

Perspetivas dos alunos, Experiências de aprendizagem, Sociologia da Infância, Formação docente.

Abstract

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa inserida no projeto Europeu “New European Settings for Teachers and Teaching – NESTT”, que teve como principal objetivo conhecer as perspetivas das crianças/alunos sobre as suas experiências de aprendizagem, em contextos de educação formal (escolar) e não formal, procurando interrogar, desse ângulo, o ensino e a formação de professores. Foi aplicado um inquérito por questionário em escolas portuguesas, polacas e romenas, junto de 546 alunos com idades entre 10 e 16 anos. Três blocos de questões – o que gosto mais de aprender; onde aprendo mais e melhor; e como aprendo mais e melhor – estruturaram o questionário e também a análise dos dados, com base numa estatística descritiva. A interpretação e discussão dos resultados basearam-se em perspetivas teóricas da Sociologia da Infância, concebendo a criança como sujeito de direitos e ator social competente e com voz, a fim de evidenciar questionamentos e contribuições para uma reflexão crítica e transformadora em torno da formação docente.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Fernando Ilídio Ferreira, Universidade do Minho

Instituto de Educação; Departamento de Ciências Sociais da Educação

Riferimenti bibliografici

ABRAMOWICZ, A., TEBET, G.G.D.C., RODRIGUES, T.C. Brazilian Childhood Studies and relations to Children’s Rights. In: Human Rights for Children and Youth (Sociological Studies of Children and Youth, Vol. 24), Emerald Publishing Limited, p. 59-77, 2019.

AMIGUES, R.; ZERBATO-POUDOU, M.T. Comment l’enfant devient élève: les apprentissages à l’école maternelle. Paris: Retz, 2000.

BAUTIER E., CHARLOT, B., ROCHEX J.-Y. Entre apprentissages et métier d'élève: le rapport au savoir. In: Van ZANTEN, A. (dir), L'école, l'état des savoirs, Paris: La découverte, 2000.

BROUWER, N., KORTHAGEN, F. Can Teacher Education Make a Difference? American Educational Research Journal, 42(1), 153–224, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.3102/00028312042001153. Acesso em: 19 mai. 2020.

CEDEFOP. Future Skills Supply in Europe: Medium-term forecast, synthesis report. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities, 2009. Disponível em: https://www.cedefop.europa.eu/files/4086_en.pdff. Acesso em 10 Nov. 2020.

CHAMBOREDON, J.-C.; PRÉVOT, J. Le métier d’enfant: définition sociale de la prime enfance et fonctions différentielles de l’école maternelle. Revue Française de Sociologie, Paris, v. 14, n. 3, p. 295-335, juil./sept. 1973.

CHARLOT, B. Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização. Questões para a Educação Hoje. Artmed Editora, 2005.

CHARLOT, B. La notion de rapport au savoir: points d'ancrage théorique et fondements anthropologiques. Paris: Anthropos, 1997.

CORSARO, W. The Sociology of Childhood. Thousand Oaks. Pine Forge Press, 1987.

DEWEY, J. Democracia e educação. Lisboa: Didáctica, 2007 (1ª ed. 1916).

DUBET, F. Sociologie de l'expérience. Paris: Seuil, 1994.

DUBET, F., MARTUCCELLI, D. A l'école. Sociologie de l'expérience scolaire, Paris: Seuil, 1996.

DURU-BELLAT, M. Les apprentissages des élèves dans leur contexte: les effets de la composition de l'environnement scolaire. Carrefours de l'éducation, vol. 16, no. 2, pp. 182-206, 2003.

EUROPEAN COMMISSION. Towards More Knowledge-based Policy and Practice in Education and Training. Commission Staff Working Document, SEC (2007) 1098, Brussels, 2007. Disponível em http://ec.europa.eu/dgs/education_culture/publ/pdf/educ2010/sec1098_en.pdf. Acesso em: 23 Out. 2020.

EUROPEAN COUNCIL (2018) Council Recommendation of 22 May 2018 on key competences for lifelong learning, Official Journal of the European Union, 4.6.2018, C 189/01. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:32018H0604(01)&from=LT. Acesso em 29 Out. 2020.

EUROPEAN UNION. Key Competences for Lifelong Learning: European reference framework. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2019. Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/297a33c8-a1f3-11e9-9d01-01aa75ed71a1. Acesso em 23 Fev. 2020.

FERREIRA, F. I. Teachers Make a Difference: European Benchmark in Teacher Training, Santo Tirso: Whitebooks, 2019.

FERREIRA, F. I. A formação e os seus efeitos. Do modelo escolar à formação em contexto. In J. Formosinho (Coord.). Formação de Professores. Aprendizagem Profissional e Acção Docente. Porto: Porto Editora, pp. 329-344, 2009.

FERREIRA, F. I. Reformas educativas, formação e subjectividades dos professores. Revista Brasileira de Educação, v. 13, nº 38, p. 239-251, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782008000200004. Acesso em 17 Mai. 2020.

FERREIRA, F. I., ANJOS, C. I. Percorrendo os campos da formação de professores e da infância. In: FERREIRA, F.I, ANJOS, C. I. (Orgs.). Educação de Infância: formação, identidades e desenvolvimento profissional. Santo Tirso/Maceió: De Facto Editores/Edufal, p. 7-17, 2015.

FERREIRA, F. I., OLIVEIRA, J. M. Escola e Políticas Educativas: lugares incertos da criança e da cidadania. Perspectiva, v. 25, n. 1, p. 127-148, 2007.

GOOD, T. L., BIDDLE, B. J., BROPHY, J. E. Teachers make a difference. New York: Holt, Rinehart, and Winston, 1975.

HATTIE, J. It's Official: Teachers Make a Difference. Educare News: The National Newspaper for All Non-government Schools, n. 244, p. 24-31, 2004.

JAMES, A., JENKS, C., PROUT, A. Theorizing childhood. Cambridge: Polity Press, 1988.

KORTHAGEN, F. A. J. How teacher education can make a difference, Journal of Education for Teaching, v. 36, n. 4, p. 407-423, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02607476.2010.513854. Acesso em 14 out. 2020.

LAHIRE, B. A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1393-1404, dez., 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508141651. Acesso em: 12 jun. 2020.

LÚCIO, J., FERREIRA, F. I. Children’s Rights in Times of Austerity: Social awareness of pre-service teachers in Portugal. In: GILLETT-SWAN, J., COPPOCK, V. (Eds.). Children's Rights, Educational Research and the UNCRC: past, present and future. Oxford: Symposium Books, p. 101-119, 2016.

MARCHI, R. C. O ofício de aluno e o ofício de criança: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância. Rev. Port. de Educação [online]., vol.23, n.1, pp.183-202, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=374/37417089009. Acesso em 15 Out. 2020.

MAYALL, B., The sociology of childhood in relation to children’s rights, The International Journal of Children’s Rights, n. 8, p. 243-259, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1163/15718180020494640. Acesso em: 28 Out. 2020.

MOOD, A. M. Do teachers make a difference? A report on recent research on pupil achievement, in Do teachers make a difference? Washington: Bureau of Educational Personnel Development, U.S Office of Education, US Government Printing Office, pp. 1-24, 1970.

NETO, C. Libertem as crianças. A urgência de brincar e ser ativo. Lisboa: Contraponto, 2020.

OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development. The future of education and skills Education 2030. The future we want. Paris: OECD, 2018

OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development. TALIS 2018 Results (Volume II): Teachers and School Leaders as Valued Professionals, TALIS, OECD Publishing, Paris, 2020.

OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development. TALIS 2018 Results (Volume I): Teachers and School Leaders as Lifelong Learners, TALIS, OECD Publishing, Paris, 2019.

PERRENOUD, Ph. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

PROUT, A. The future of childhood. New York/London, Routledge Falmer, 2005.

QVORTRUP J., CORSARO W. A., HONIG M. S. Why Social Studies of Childhood? An Introduction to the Handbook. In: QVORTRUP J., CORSARO, W.A., HONIG, M. S. (eds) The Palgrave Handbook of Childhood Studies. Palgrave Macmillan, London, 2009.

RAYAN, S., NORTHEY-PARKS, K. Professional preparation for pedagogy of play. In: BROOKER, Liz; BLAISE, Mindy; EDWARDS, Susan (eds). The Sage Handbook of Play and learning in Early Childhood. London: Sage, 2014, p. 204-215.

RAYOU, P. Les savoirs scolaires. L'Année Sociologique, v. 50, n. 2, p. 557-569, 2000.

ROCHEX, J.-Y. Expérience scolaire et procès de subjectivation. L`élève et ses milieux. Université Paris 8, 2000.

ROCHEX, J.-Y. Le sens de l’expérience scolaire. Paris: PUF, 1995.

SARMENTO M.J., MARCHI R.C., TREVISAN G.P. Beyond the Modern ‘Norm’ of Childhood: Children at the Margins as a Challenge for the Sociology of Childhood. In: BARALDI C., COCKBURN T. (eds.) Theorising Childhood. Studies in Childhood and Youth. Palgrave Macmillan, Cham, 2018.

SILVA, A. N. (2011). Jogos, brinquedos e Brincadeiras: Trajetos Intergeracionais. Vila Verde: Athaca.

SIROTA, R. L’emergence d’une sociologie de l’enfance: evolution de l’objet, evolutions du regard. Education et Sociétés, n. 2, p. 9–33, 1998. Disponível em: https://popups.uliege.be/2034-8517/index.php?id=893. Acesso em: 21 Abr. 2020.

SIROTA, R. Le Métier d’Élève. Revue Française de Pédagogie, n. 104, pp. 85-108.1993.

TANISLI, D. How Do Students Prove Their Learning and Teachers Their Teaching? Do Teachers Make a Difference? Eurasian Journal of Educational Research, n. 66, p. 47-70, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14689/ejer.2016.66.3. Acesso em: 21 Jun. 2019.

TOMÁS, C., FERREIRA, M. O brincar nas políticas educativas e na formação de profissionais para a educação de infância – Portugal (1997-2017). EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 50, e14109, jul./set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14109 Acesso em: 03 Nov. 2020.

WHITEBREAD, D. The importance of play. A report on the value of children’s play with a series of policy recommendations. Belgium: Toy Industries of Europe (TIE), 2012.

WILKINSON A.G, HAMILTON, R. J. Learning to read in composite (multigrade) classes in New Zealand: teachers make the difference. Teaching and Teacher Education, v. 9, n. 2, p. 221-235, 2003. Disponível em: https://doi:10.1016/S0742-051X(02)00105-1. Acesso em: 14 Mai. 2019.

WOOD, E. The Play–Pedagogy Interface in Contemporary Debates. In: BROOKER, Liz, BLAISE, Mindy, Edwards, Susan (eds). The Sage Handbook of Play and Learning in Early Childhood. London: Sage, 2014, p. 145-156.

Pubblicato

2021-09-29

Come citare

FERREIRA, Fernando Ilídio. Perspetivas dos alunos sobre as suas experiências de aprendizagem: implicações para a formação docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 423–445, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp423-445. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12339. Acesso em: 12 ago. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.