Por uma educação de promoção e salvaguarda dos jogos tradicionais
entrevista com Pere Lavega-Burgués
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p430-441Parole chiave:
Jogos Tradicionais, Patrimônio, Educação, Educação FísicaAbstract
Este texto apresenta a entrevista realizada com o Pere Lavega-Burgués, uma das pessoas mais influentes na promoção e salvaguarda dos jogos e esportes tradicionais (JETs) no mundo. É professor do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha da Universidade de Lleida/Espanha, membro do Comitê Consultivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e presidente da Associação Europeia de Jogos e Esportes Tradicionais (AEJeST). A entrevista está centrada na sua atuação à frente da AEJeST, Organização não Governamental de caráter continental que atua para o reconhecimento dos JETs como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, por meio da formação de redes locais, nacionais e continentais; da promoção de eventos, festivais e formações pedagógicas; do desenvolvimento de pesquisas; da produção de materiais pedagógicos; e da intervenção em instituições globais, tais como a International Traditional Sports an Games Association e a UNESCO. Reconhecer, salvaguardar e nutrir o patrimônio cultural é fator essencial nos processos educativos e na continuidade de grupos sociais minoritários e ancestrais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AEJeST. Red Mundial de Profesores e Investigadores de Juegos y Deportes Tradicionales. Disponível em: https://jugaje.com/red-profesores/. Acesso em: 21 fev. 2021.
AEJeST. Verona declaration – September 20th 2015 – Italy. 2015. Disponível em: https://jugaje.com/morbi-lectus-dui-rhoncus-dignissim-neque-vitae-tempor-justo-elementum/?lang=en. Acesso em: 20 jun. 2021.
ARANTES, Antônio Augusto. Sobre o inventário e outros instrumentos de salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível: Ensaio de antropologia pública. Anuário Antropológico, v. 1, n. 1, p. 173-222, 2008. Disponível em: https://www.sumarios.org/artigo/sobre-invent%C3%A1rios-e-outros-instrumentos-de-salvaguarda-do-patrim%C3%B4nio-cultural-intang%C3%ADvel. Acesso em: 21 fev. 2021.
LAGARDERA, Francisco; LAVEGA, Pere. Introducción a la Praxiología motriz. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2003.
LAVEGA, Pere. Juegos y Deportes Populares Tradicionales. Múrcia, Espanha: Editorial Indi, 2000.
LAVEGA, Pere et al. Enhancing Multimodal Learning Through Traditional Sporting Games: Marro360◦. Front. Psychol, p.5-25, 2020. Disponível em: https://repositori.udl.cat/handle/10459.1/69487. Acesso realizado em: 11 jun. 2021.
LAVEGA, Pere, PRAT; Queralt, SÁEZ DE OCÁRIZ, Unai; SERNA, Jorge; MUÑOZ-ARROYAVE, Verónica. Reflection-on-action learning through traditional games. The case of la Pelota Sentada (sitting ball). Culture and Education, p.1-17, 2018. Disponível em: https://libgen.ggfwzs.net/book/68445503/17427e. Acesso em: 11 jun. 2021.
PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo; FUNARI, Pedro Paulo. O que é Patrimônio Cultural Imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2013.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível. 2003. Disponível em: http://www.Unesco.org. Disponível em: 3 fev. 2021.
UNESCO. Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da UNESCO. Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Paris, 1978. Disponível em: https://www.confef.org.br/arquivos/235409POR.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.
UNESCO. Informe preliminar sobre la conveniencia y el alcance de una carta internacional de juegos y deportes tradicionales. UNESCO. General Conference, 33., 2005. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000141146_spa?posInSet=2&queryId=16787e15-3015-43e4-86a5-3b96ac6f427e. Acesso em: 11 jun. 2021.
UNESCO. Terceira Conferência de Ministros e Altos Funcionários Encarregados da Educação Física e do Esporte – MINEPS III. Declaração de Punta del Este. Punta del Este,1999.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).