EDUCAÇÃO CONTINUADA, QUALIDADE E DIVERSIDADE: UM OLHAR COMPLEXO SOBRE APRENDENTES JOVENS E ADULTOS

Autori

  • Andréia Cristina da Silva Soares UERJ
  • Jane Paiva UERJ
  • Luciana Bandeira Barcelos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p17

Parole chiave:

Educação continuada, Práticas culturais, Educação de Jovens e Adultos.

Abstract

O presente artigo trança concepções e sentidos de educação continuada na sociedade contemporânea, como vertente da educação de jovens e adultos, admitindo-se ser ela reveladora de ações e atos de aprendizagem resultantes de práticas culturais de sujeitos no e com o mundo, por meio das quais jovens e adultos se educam ao longo da vida. A existência de formulações legais no campo da educação de jovens e adultos, pela vertente escolarização, não garantem o direito de todos à educação como direito social, uma conquista histórica antes negada a esses sujeitos. Indaga-se em que espaços essa concepção de educação continuada, consequência e necessidade da vida contemporânea, se efetiva, como se desenvolve e se vem sendo reconhecida como constituinte de modos de ser e de aprender dos sujeitos, em ação nas práticas sociais e culturais. Se práticas culturais educam e promovem processos de aprendizado, podem ressignificar sentidos atribuídos a currículo, nas escolas. Nessas escolas, os currículos, de valor indiscutível e presença relevante na cultura escolar, parecem ter-se afastado das práticas culturais dos sujeitos, o que exige problematizar o que tem sido chamado de qualidade da oferta educativa. Qualidade — tanto em processos de escolarização formal, quanto na perspectiva de aprendizados ao longo da vida, próprios da educação continuada, ampara-se na perspectiva de educação como formação humana, que pressupõe aprendizados de forma continuada, ao longo de toda a vida.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2014-07-01

Come citare

SOARES, Andréia Cristina da Silva; PAIVA, Jane; BARCELOS, Luciana Bandeira. EDUCAÇÃO CONTINUADA, QUALIDADE E DIVERSIDADE: UM OLHAR COMPLEXO SOBRE APRENDENTES JOVENS E ADULTOS. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 17, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n11p17. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1328. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 87 88 89 90 91 92 93 94 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.