As condições de trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) e seus desafios

um olhar para a etapa do ensino médio

Autori

  • Lilian Menezes UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luciana Sedano Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p353-374

Parole chiave:

Coordenação pedagógica, Ensino Médio, Condições de trabalho, Levantamento bibliográgico

Abstract

O papel dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) é essencial na organização do trabalho didático-pedagógico na etapa do Ensino Médio, pois a principal função desses(as) profissionais é a formação continuada dos(as) professores(as). No entanto, as publicações discutem mais sobre a coordenação pedagógica nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Desta maneira, o propósito deste artigo é analisar as condições de trabalho dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na etapa do Ensino Médio. Em vista disso, esse artigo é de natureza qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), do tipo bibliográfica (PIZZANI et al., 2012), pois realiza um levantamento bibliográfico por meio dos dados nas Plataformas Periódicos da CAPES, SciELO e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados apontam que, embora seja responsabilidade da coordenação pedagógica os aspectos didático-pedagógicos, esses(as) profissionais exercem atividades que vão além das atribuições previstas à sua função. Portanto, é necessário compreender o papel da coordenação pedagógica nas escolas, bem como analisar as condições de trabalho dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) diante da implementação do novo Ensino Médio no estado da Bahia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Formação inicial de coordenadores pedagógicos: concepções, identidade profissional e práticas pedagógicas. 2019. 164f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16801>. Acesso em: 06 nov. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> . Acesso em 11 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.014, de 06 de agosto de 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12014.htm#art1> . Acesso em: 11 ago. 2021.

BRASIL, Resolução CNE/CP nº 1, 15 de maio de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2021.

CRUZ, Fernando Mansano. Sentidos e significados sobre o estudo e o planejamento para formação de formadores: uma experiência com professores coordenadores do núcleo pedagógico. 2016. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_85c673ec4a9e6ff1f4b272e40c9d3a3b>. Acesso em: 05 nov. 2021.

FRANCO; Maria Amélia Santoro. Da pedagogia à coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete F. Esteves (Organizadoras). A Coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 17-30.

GUEDES, Neide Cavalcante. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815>. Acesso em: 31 ago. 2021.

FRANCO; Maria Amélia Santoro; NOGUEIRA, Simone do Nascimento. Coordenação Pedagógica: marcas que constituem uma identidade. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete F. Esteves (Organizadoras). A Coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 49-58.

GARCIA, R. P. M.; SILVA, C. N. Atuação profissional do coordenador pedagógico e as implicações no ensino e na aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1405–1422, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10104. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10104. Acesso em: 25 mar. 2021.

LEITE, Luciana Rodrigues; MIRANDA, Raquel Sales; VERAS, Kleyane Morais; CARVALHO, Wirla Risany Lima.; LIMA, José Ossian Gadelha de. Coordenador pedagógico: influências da formação na prática profissional. Revista Iberoamericana de Educación, v. 73, n. 1, 4 ene. 2017. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/article/view/124> . Acesso em: 25 mar. 2021.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In:___. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, p. 35-44.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola Pública: Teoria e Prática. 6 ed. rev. e ampli. São Paulo: Heccus Editora, 2018.

LIMA, Eliamara Nascimento de. A atuação da coordenação pedagógica em três escolas da rede estadual de ensino do Amazonas. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFJF_91dbf2b082757dd910e0066dc221a6ce>. Acesso em: 06 nov. 2021.

LIMA, Francisco José de. Por que ensino como ensino? Contextos e narrativas da trajetória de um professor formador de professores. HOLOS, v. 2, p. 259-275, 2018. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2927>. Acesso em: 05 nov. 2021.

MACEDO, Sandra Regina Brito de. Coordenação Pedagógica: conceito e histórico. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete F. Esteves (Organizadoras). A Coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2016. p. 33-47.

OLIVEIRA, Eliane Guimarães de; NUNES, Claudio Pinto. Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 11, n. 32, p. 353-377, 2020. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4284>. Acesso em: 23 ago. 2021.

OLIVEIRA, Elisangela Carmo de. O coordenador pedagógico como agente de mudanças na prática docente. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_84ed8a89d5b4a7fbe6fae65fccb988b7>. Acesso em: 06 nov. 2021.

PIZZANI, Luciana; SILVA, Rosemary Cristina da; BELLO, Suzelei Faria; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 53–66, 2012. DOI: 10.20396/rdbci.v10i1.1896. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896>. Acesso em: 29 out. 2021.

QUEIROZ, Lindinalva Ferreira de. Escuta de professores e professoras sobre os sentidos da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPE_5487ceb84d5a6be7cc63628e6e0862f2>. Acesso em: 05 nov. 2021.

ROCHA, Cristino Cesário. Perfil do coordenador pedagógico: obstáculos e pistas da ação. 2015. Disponível em: <https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2015/03/perfil-do-coordenador-pedagu00d3gico-e-pistas-de-au00c7u00c3o-para-organizau00c7u00c3o-e-planejamento.pdf>. Acesso em 25 ago. 2021.

ROCHA, Tânia de Fátima. Formação contínua do professor coordenador pedagógico no âmbito regional da rede estadual paulista: entraves e possibilidades. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_56d670f44aee1adc17a96f18966b1b32>. Acesso em: 06 nov. 2021.

RODRIGUES LEITE, L.; SALES MIRANDA, R.; MORAIS VERAS, K.; LIMA CARVALHO, W. R.; OSSIAN GADELHA DE LIMA, J. Coordenador pedagógico: influências da formação na prática profissional. Revista Iberoamericana de Educación, v. 73, n. 1, 4 ene. 2017. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/article/view/124> . Acesso em: 25 mar. 2021.

SARTORI, J.; PUIATI PAGLIARIN, L. O coordenador pedagógico: limites e potencialidades ao atuar na educação básica. Revista Espaço Pedagógico, v. 23, n. 1, 7 set. 2016. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6364> . Acesso em: 25 mar. 2021.

SILVA, João Batista do Carmo; BRITO, Eloar Teixeira de. Gestão pedagógica do ensino médio integrado em uma escola estadual do Pará. Boletim Técnico do Senac, v. 45, n. 2, 28 ago. 2019. Disponível em: <https://www.bts.senac.br/bts/article/view/778>. Acesso em: 05 nov. 2021.

SILVA, Liliane Lima de Freitas Sessa; RABELO, Amanda Oliveira. As percepções do Coordenador Pedagógico frente ao seu papel profissional. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 43, p. 639-655, Edição Especial, 2020. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7200>. Acesso em 08 dez. 2020.

TEIXEIRA, Cristiane de Souza Moura. Ser o ‘faz-tudo’ na escola: Significações produzidas sobre o trabalho do coordenador pedagógico na escola pública. Parnaíba, PI: Acadêmica Editorial, 2020. Disponível em: < https://publicacoes.even3.com.br/book/ser-o-faz-tudo-na-escola-significacoes-produzidas-sobre-o-trabalho-do-coordenador-pedagogico-na-escola-publica-221365 >. Acesso em 08 dez. 2020.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; MEGID NETO, Jorge. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência & Educação (Bauru) , Bauru, v. 23, n. 4, p. 1055-1076, dezembro de 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000401055&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 fev. 2021.

PINTO, Umberto de Andrade. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão escolar. São Paulo. Cortez, 2011.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2014.

VIEIRA, Andréia Maria de Souza. Crenças de autoeficácia do professor coordenador pedagógico: relevância para formação continuada. 2016. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Disponível em: <http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/971>. Acesso em: 05 nov. 2021.

VIEIRA, Emilia Peixoto; SOUZA, Luciana de; ALVES; Cândida Maria Santos Daltro; OLIVEIRA, Rachel de. As condições de trabalho das coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil. Revista Pro-Prosições. v. 29, n. 3 (88), set./dez. 2018, p. 467-491. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072018000300467&script=sci_arttext>. Acesso em: 08 dez. 2020.

Pubblicato

2022-08-31

Come citare

MENEZES, Lilian; SEDANO, Luciana. As condições de trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) e seus desafios: um olhar para a etapa do ensino médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 353–374, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p353-374. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13300. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.