Tecnologias digitais e ensino de língua inglesa
o uso de ferramentas digitais em Escolas Públicas na região Noroeste do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15257Parole chiave:
Ensino de Língua Inglesa, escola publica, Tecnologias digitais, Práxis docente, Educação na PandemiaAbstract
O presente estudo teve como objetivo conhecer a práxis pedagógica de professores de língua inglesa no período de aulas remotas, ocasionadas pela pandemia de Covid-19 em 18 escolas públicas de Ensino Médio na região noroeste do estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa quali e qualitativa, que utilizou como ferramenta para coleta dos dados a aplicação de questionário no formato on-line aos professores de língua inglesa. De acordo com 52% dos professores entrevistados sequer receberam treinamento adequado para conhecer as ferramentas digitais. Sobre o uso, de modo emergencial, dessas materialidades que foram usados no período mais crítico da pandemia de Covid-19, é possível identificar empecilhos estruturais que limitam o acesso a esses recursos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, S. do C. D. de; FERNANDES JUNIOR, A. M.; GOI, V. M. Uso de tecnologias digitais na escola: um estudo fundamentado nos relatórios de Políticas Públicas Brasileiras. Educação, [S. l.], v. 44, p. e64/ 1–21, 2019. DOI: 10.5902/1984644436752. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36752. Acesso em: 10 jul. 2023.
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese: Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 1 (3), janeiro-julho, 2005, p. 68-80. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027//. Acesso em: 10 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase// Acesso em: 10 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CP. Brasília 2020. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020/ Acesso em: 10 jul. 2023.
CEARÁ. Secretaria de Educação: Lei 17.347/2020, Autorização de compra e distribuição de tablets. (2020). Brasil. Disponível em: //https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/ciencia-e-tecnologia-e-educacao-superior/item/7898-lei-n-17-347-11-12-2020-d-o-16-02-21/ Acesso em: 10 jul. 2023.
CEARÁ. Governo do Estado do Ceará. Cartilha da Previdência do Estado do Ceará. 2018. Disponível em:// https://www.seplag.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/14/2018/11/CARTILHA-DA-PREVID%C3%8ANCIA-DO-ESTADO-DO-CEAR%C3%81.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção leitura, p. 21, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974. 2011.
GATTI, B. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos avançados, v. 34, p. 29-41, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003// Acesso em: 10 jul. 2023.
GIL, A.C., et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KAMENOV, K.. Immersive experience—The 4th wave in tech: Learning the ropes. 2017. Disponível em https://www.accenture.com/gb-en/blogs/blogs-immersive-experience-wave-learning-ropes// Acesso em: 10 jul. 2023.
MALAGUTI, D. A. A. A.; RODRIGUES, A. M. C.; LIMA, D. C.. Os desafios do ensino de língua inglesa em um cenário pandêmico. fólio-Revista de Letras, v. 14, n. 1, 2022. Disponível em https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10659// Acesso em: 10 jul. 2023.
MANZINI, Ed. J. Entrevista semiestruturada: análise de objetivos e de roteiros. Seminário internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos, v. 2, p. 58-59, 2004.
MARTINS, M R . Educação e tecnologia: a crise da inteligência. Educação UFSM, v. 44, 2019. Disponível em https://doi.org/10.5902/1984644437943// Acesso em: 10 jul. 2023.
MARTINS-CESTARO, S. A.. O ensino da Língua Estrangeira: história e metodologia. Videtur, 1999. Disponível em http://www.hottopos.com/videtur6/selma.htm// Acesso em: 10 jul. 2023.
MARTINS-CESTARO, S. A. O ensino da Língua Estrangeira: história e metodologia. Videtur, 1999. Disponível em http://www.hottopos.com/videtur6/selma.htm// Acesso em: 10 jul. 2023.
MENEZES, V. Digital Technology In Pandemic Times. Cadernos de Linguística, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e312, 2021. DOI: 10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id312. Disponível em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/312 . Acesso em: 10 jul. 2023.
MENEZES, V.A www e o ensino de inglês. Revista brasileira de linguística aplicada, v. 1, p. 93-116, 2001. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbla/a/s5xKpGJ5TL4dTWYTsGjx74s// Acesso em: 10 jul. 2023.
MENEZES, V.A. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, 2019. Disponível em https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1323// Acesso em: 10 jul. 2023.
MENEZES, V.A. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, v. 37, n. 1, p. 58-70, 2020. Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/249044// Acesso em: 10 jul. 2023.
OLIVEIRA COSTA, J. W.; CARVALHO LIMA, S.. Um estudo exploratório sobre o ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar em tempos de pandemia de Covid-19 (2020-2021). Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, n. 1, p. AG10-AG10, 2022. Disponível em https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/42632//. Acesso em: 10 jul. 2023.
PEIXOTO, J.; ARAÚJO, C. H. S.. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação & Sociedade, v. 33, p. 253-268, 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/fKjYHb7qD8nK4MWQZFchr6K/abstract// Acesso em: 10 jul. 2023.
SEGATY, K.; BAILER, C. O ensino de língua inglesa na educação básica em tempos de pandemia: um relato de experiência em um programa bilíngue em implantação. Signo, v. 46, n. 85, p. 262-271, 6 jan. 2021. Disponível em https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15709// Acesso em: 10 jul. 2023.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo. 14º ed. Editora Cortez. 2013.
SILVA, A. V. M. da. Tecnologias e Educação: O discurso da UNESCO. Educação UFSM, v. 44, 2019. Disponível em https://doi.org/10.5902/1984644437288// Acesso em: 10 jul. 2023.
VENTURA, M. M.. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007. Disponível em <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf> Acesso em: 10 jul. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).