A educação de adultos na América Latina
projetos societários subjacentes em um emaranhado de denominações
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16528Parole chiave:
América Latina, UNESCO, Educação de AdultosAbstract
O artigo verifica as mudanças promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na definição de uma agenda política para a Educação de Adultos na América Latina. A partir de uma análise documental, referenciada no materialismo histórico-dialético, observou-se que o emaranhado de denominações indica um alinhamento com as contrarreformas neoliberais que estão sendo enfrentadas pelos movimentos e organizações sociais mantendo os princípios contra sistêmicos da Educação Popular.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Jane. The education throughout life: a proposals post-modern. SciELO Preprints, 2023. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.5231. Acesso em: 19 ago. 2023. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5231. (2023).
ARGENTINA. Resolución CFE N° 118, de 30 de septiembre de 2010. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/siteal_argentina_0904.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023. (2010).
ARGENTINA. Ley n° 26.206 de 2006: ley de educación nacional. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/ley-de-educ-nac-58ac89392ea4c.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023. (2006).
BOLÍVIA. Las voces de los actores de EPJA: avances desafíos y nuevas políticas hacia la agenda 2030 para la educación de personas jóvenes y adultas en Bolivia. La Paz. 2022. Acesso em: 19 ago. 2023. Disponível em: https://www.minedu.gob.bo/files/publicaciones/minedu/Libro_Voces_4.pdf. (2022).
BOLÍVIA. Currículo Base de la Educación de Personas Jóvenes y Adultas. La Paz. 2012. Acesso em: 19 ago. 2023. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/bo_0271.pdf. (2012).
BOLÍVIA. Ley n.° 070. Ley de la Educación Avelino Siñani - Elizardo Pérez: Marco filosófico y político de la educación boliviana. Acesso em: 19 ago. 2023. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/siteal_bolivia_0258.pdf. (2010).
BOLÍVIA. Decreto Supremo nº 4, 11 de febrero de 2009: crea el Programa Nacional de Post Alfabetización - PNP Yo, Sí Puedo Seguir. Disponível em: https://www.lexivox.org/norms/BO-DS-N4.html. Acesso em: 19 ago. 2023. (2009).
BOLÍVIA. Decreto Supremo n.° 28675, de 13 de abril de 2006: establece el programa nacional de alfabetizacion Yo Si Puedo. Acesso em 19 ago. 2023.Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/10282.pdf. (2006).
BOLÍVIA. Código de la educación boliviana, de 20 de janeiro de 1955. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/codigo-educacion-boliviana-1955.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023. (1955).
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1984. (1984).
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 1/2021: reexame do Parecer CNE/CEB nº 6, de 10 de dezembro de 2020, que tratou do alinhamento das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e outras legislações relativas à modalidade. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=180911-pceb001-21&category_slug=abril-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 set. 2023. (2021).
CALLE2. Como a Bolívia acabou com o analfabetismo. Publicado em: 03 ago. 2016. Disponível em: http://calle2.com/como-a-bolivia-acabou-com-o-analfabetismo/. Acesso em: 15 out. 2023. (2016).
CHILE. Decreto 332, 27 de septiembre de 2011: determina edades mínimas para el ingreso a la educación especial o diferencial, modalidad de educación de adultos y de adecuaciones de aceleración curricular. Acesso em: 23 ago. 2023. Disponível em: https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1035868&idParte=9223825. (2011).
CHILE. Constitución Política del Estado. Santiago, 17 de septiembre de 2005. Disponível em: https://tcpbolivia.bo/tcp/sites//default/files/pdf/normas/cpe/cpe.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023. (2005).
COLÔMBIA. Lineamientos generales y orientaciones para la educación formal de personas jóvenes y adultas en Colombia. 2017. Acesso em 23 ago. 2023. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/11142.pdf. (2017).
COLÔMBIA. Constitución Política de la República de Colombia. Bogotá, D. E., julio 6 de 1991. Acesso em: 23 ago. 2023. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/siteal_colombia_2000.pdf. (1991).
COOMBS, Philip H. A crise mundial da educação: uma análise de sistemas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1976. (1976).
COSTA RICA. Ministerio de Salud. Plan estratégico nacional de salud de las personas adolescentes 2010-2018. 1. ed. San José, Costa Rica: El Ministerio, 2010. Acesso em: 02 set. 2023. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/6338.pdf. (2010).
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. (1998).
EQUADOR. Constitución de la República del Ecuador. Quito, 20 out. 2008. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/siteal_ecuador_6002.pdf Acesso em: 02 set. 2023. (2008).
FAURE, Edgar. Aprender a ser. São Paulo: Livraria Bertrand, 1972. (Difusão Europeia do Livro). (1972).
FONTES, Virgínia. As lutas de classes vistas pelo seu avesso: a subversão reacionária. Classes. Rev. Práxis e Heg Popular. Marília, SP v.6 n. 8 p. 57-80 Jun/2021. Acesso em: 15 mar. 2022. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/12812. (2021).
FONTES, Virgínia. O Brasil e o Capital-Imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV/ UFRJ, 2010. (2010).
FLORES, Gloria Hernández; GALVEZ, María Eugenia Letelier; ORTEGA, Sara Elena Mendoza. A situação da EPJA na América Latina e no Caribe: em contexto de pandemia resumo executivo, recomendações e linhas estratégicas. Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE). dez, 2021. Disponível em: https://www.ce.ufpb.br/catedraunescoeja/tag-documento-america-latina.html. Acesso em: 13 out. 2023. (2021).
GOHN, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997. (1997).
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Crítica da educação e do ensino. Lisboa: Moraes, 1978. (1978).
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. (2005).
MÉXICO. Ley General de Educación: se amplía la ley general de educación y se deroga la ley general de infraestructura física educativa. (2019). Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/10039_0.pdf Acesso em: 02 set. 2023. (2019).
MÉXICO. Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. (1917). Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/10288.pdf Acesso em: 02 set. 2023. (1917).
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação para além do capital. Educ. & Soc., Campinas, v. 27, n. 97, p. 1373-1376, set./dez. 2006. Acesso em: 15 set. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8CN7gP9qHV9xZBRsXxSz68N/#. (2006).
PAIVA, Jane. Direito à educação de jovens e adultos: concepções e sentidos. GT: Educação de Pessoas Jovens e Adultas. n. 18. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT18-2553--Int.pdf. Acesso em: 15 set. 2023. (2006).
PALUDO, Conceição. Educação Popular como resistência e emancipação humana. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 219-238, maio-ago., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/CK6NyrM6BhKXbMmhjrmB3jP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 set. 2023. (2015).
PIERRO, Maria Clara Di. Educação de Jovens e Adultos na América Latina e caribe: trajetória recente. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, maio/ago. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000200006. Acesso em: 15 set. 2023. (2008).
PIERRO, Maria Clara Di; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. In: Cad. CEDES 21, n. 55. nov. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000300005. Acesso em: 15 set. 2023. (2001).
POROLONICZAK, Juliana Aparecida. História e fundamentos do método de alfabetização cubano Yo, si Puedo. (Tese, Educação). Araraquara, SP: UNESP, 2019. Disponível em: https://mst.org.br/download/doutorado-historia-e-fundamentos-do-metodo-de-alfabetizacao-cubano-yo-si-puedo/. Acesso em: 13 out. 2023. (2019).
RUMMERT, Sonia Maria. Desafios teóricos e metodológicos da educação de jovens e adultos trabalhadores. In: CANÁRIO, Rui; RUMMERT, Sonia Maria. (Org.). Mundos do trabalho e aprendizagem. Lisboa/PT: Educa, 2009. (2009).
SITEAL. Sistema de Informações de Tendências Educacionais na América Latina. O que é SITEAL. Acesso em: 15 set. 2023. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/pt/acerca_de. (2023).
SILVA, Adriano Larentes da. A desespecialização do trabalho docente no México: reflexões sobre as experiências de EJA e de educação profissional. In: Educação em Revista, v. 33, p. e162221, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698162221. Acesso em: 15 set. 2023. (2017).
SORIANO, Giovan Nonato Rodrigues; FARIAS, Adriana Medeiros; FERNANDES, Maria Nilvane. As determinações do capital nas diretrizes operacionais da Educação de Jovens e Adultos. In: Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 17, mar. 2023. ISSN 1981-1969. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/89353/49520. Acesso em: 30 maio 2023. doi:http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89353. (2023).
TORRES, Rosa Maria. Aprendizaje a lo largo de la vida: Educación de Adultos y Desarrollo, Bonn, n. 60, p. 7-260, 2003. (Suplemento). (2003).
TORRES, Rosa Maria. Educação para todos: a tarefa por fazer. Porto Alegre: Artmed, 2001. (2001).
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE) da UNESCO: Escritório para a América Latina e o Caribe. Acesso em 13 out. 2023. Disponível em: https://www.buenosaires.iipe.unesco.org/pt. (2023).
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 4th Global Report on Adult Learning and Education: leave no one behind: participation, equity and inclusion. Germany, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372274. Acesso em: 29 mar. 2022. (2020).
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Recommendation on Adult learning and Education. France, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245179. Acesso em: 13 out. 2023. (2016a).
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação, rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 13 out. 2023. (2016b).
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação de Adultos: Declaração de Hamburgo, agenda para o futuro, V Conferência Internacional de Educação de Adultos, julho 1997. Acesso em: 23 nov. 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000116114_por. (1997).
ZANELLA, Maria Nilvane; LARA, Angela Mara de Barros; CABRITO, Belmiro Gil. A refundação dos conceitos de educação social e educação popular na educação de jovens adultos: a atuação dos organismos internacionais. RLE – Revista Lusófona de Educação, 2019, n. 42, pp. 77-93. Acesso em: 13 out. 2023. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6699. (2019).
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).