O caráter político da especificidade da educação

dificuldades de aceitação de uma tese

Autori

  • Newton Duarte Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Efrain Maciel e Silva Universidade Federal de Goiás
  • Elaine Cristina Melo Duarte Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17541

Parole chiave:

Especificidade da educação., Socialização do conhecimento., Dimensão política da educação.

Abstract

A tese de Saviani sobre o caráter político da socialização do conhecimento pela escola sempre encontrou fortes resistências. Argumenta-se nesse artigo que isso decorre de visões pragmáticas, instrumentais, subjetivistas e relativistas do conhecimento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

COUTINHO, Carlos Nelson. Catarse. In: LIGUORI, Guido e PASQUALE, Voza (Orgs.) Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 179-182.

GLASERSFELD, Ernst Von. A Construção do Conhecimento. In: SCHNITMAN, Dora F. (org.) Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 75-92

GLASERSFELD, Ernst Von. Construtivismo: Aspectos Introdutórios. in FOSNOT, C. T. (org.) – Construtivismo - Teoria, Perspectivas e Práticas Pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 19-23

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 1. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

LUKÁCS, György. Estética. A Peculiaridade do Estético. Volume 1. Questões preliminares e de princípio. São Paulo: Boitempo, 2023.

MARX, Karl. Sobre a Questão Judaica. São Paulo: Boitempo, 2009.

MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.

PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências Desde a Escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1982, 2ª ed.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Bauru: EDUSC, 1999.

SILVA, Tomaz. T. da. Identidades Terminais. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

Pubblicato

2024-05-29

Come citare

DUARTE, Newton; SILVA , Efrain Maciel e; DUARTE, Elaine Cristina Melo. O caráter político da especificidade da educação: dificuldades de aceitação de uma tese. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17541, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17541. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17541. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Articoli simili

<< < 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.