A alfabetização em Rio Branco no retorno ao presencial em contexto pós-pandemia de covid-19

desafios e formas de enfrentamento na perspectiva dos professores

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17974

Parole chiave:

Alfabetização, Desafios do pós-pandemia, Formas de enfrentamento

Abstract

O presente estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores de Rio Branco-Acre no processo de alfabetização no período pós-pandêmico e as possíveis soluções apontadas por esses profissionais para o enfrentamento desses desafios. A pesquisa contou com análise de dados coletados na segunda fase da pesquisa do Grupo AlfaRede por meio de um Grupo Focal e de questionário com dados quantitativos. Os resultados evidenciaram que, no retorno ao presencial, os professores sentiram ansiedade e medo, especialmente relacionados à alfabetização dos alunos. Sobre os principais desafios, destacam-se  as rupturas e descontinuidades educativas e a diversidade nos níveis de alfabetização dos alunos. Quanto às formas de enfrentamento, aponta-se o potencial dos agrupamentos produtivos. Os professores expressam a necessidade de maior integração, diálogo, incentivos, pesquisa contínua e capacitação docente para aprimorar a qualidade do ensino neste cenário pós-pandêmico.

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Pubblicato

2024-11-10

Come citare

RAMOS, Letícia Cleilen Lisboa; SANTOS, Tatiane Castro dos; LUCIO , Elizabeth Orofino. A alfabetização em Rio Branco no retorno ao presencial em contexto pós-pandemia de covid-19: desafios e formas de enfrentamento na perspectiva dos professores. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17974, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17974. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17974. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

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