A cultura afro-brasileira discutida em contextos não formais de educação

anotações sobre @uma_intelectual_diferentona

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17992

Parole chiave:

Cultura afro-brasileira, Educação não formal, Visualidade, Instagram

Abstract

Este artigo busca discutir o tratamento do tema da história e cultura afro-brasileira em contextos de educação não formal. Para isso, toma-se como fio condutor de nossa investigação um perfil da rede social Instagram, o da professora e pesquisadora Bárbara Carine Soares Pinheiro (@uma_intelectual_diferentona). A partir de uma metodologia bibliográfica, observa-se criticamente o lócus específico de uma rede social online e as possíveis relações dos jovens com a discussão sobre cultura afro-brasileira no espaço virtual. Além disso, avança-se para um percurso metodológico de cunho mais analítico, que versa sobre a conotação dos conteúdos visuais apresentados e orienta a percepção da construção visual do corpus abordado. Por fim, entende-se o perfil analisado como uma iniciativa que compõe uma nova perspectiva de relações pedagógicas não formais e um possível caminho para construir formas de ensinar sobre si e o outro.

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Pubblicato

2024-10-04

Come citare

MILANO, Maria Eduarda Duca; BRACCHI, Daniela Nery. A cultura afro-brasileira discutida em contextos não formais de educação: anotações sobre @uma_intelectual_diferentona. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17992, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17992. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17992. Acesso em: 21 nov. 2024.

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