Alfabetização e heterogeneidade
discursos docentes sobre estratégias didáticas na volta ao ensino presencial
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18013Parole chiave:
Alfabetização, Estratégias didáticas, Heterogeneidade, Grupo focal, Retorno às aulas presenciaisAbstract
O artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, concluída em 2024, focaliza o ensino da leitura e da escrita, em turmas de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (EF), de redes públicas municipais do estado de Pernambuco, após a pandemia da Covid-19. Nossa hipótese era de que os estudantes desses anos teriam sido diretamente impactados e seus processos de alfabetização, em função das aulas remotas no contexto pandêmico. Nosso objetivo aqui é apontar as estratégias didáticas construídas pelas professoras dessas turmas, frente ao desafio que se impunha. Como percurso metodológico, realizamos grupo focal virtual com quatro professoras, sendo uma de turma multisseriada 2º e 3º anos, outra de 4º ano, duas de 5º ano. Evidenciamos que os problemas nas aprendizagens dos alunos se agravaram, devido à pandemia e à desigualdade social que impediu o acesso das classes populares às aulas remotas, conforme avaliaram as docentes. Estas, por sua vez, desenvolveram ações que atendessem à grande heterogeneidade de conhecimentos dos alunos, partindo do acolhimento às crianças e suas famílias, da avaliação diagnóstica, e do desenvolvimento de propostas lúdicas, diversificadas, com apoio da literatura e até a possibilidade de professora extra. Concluímos que as propostas didáticas levadas à cabo pelas docentes não são novas e mesmo assumindo o protagonismo num contexto delicado, tais propostas são envolucradas por concepções tradicionais de alfabetização.
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