PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC

Autori

  • Eril Medeiros da Fonseca Universidade Federal do Pampa
  • Crisna Daniela Krause Bierhalz Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p199

Parole chiave:

PIBID. ENPEC. Formação de professores.

Abstract

Este artigo inventaria os trabalhados sobre o PIBID, publicados no ENPEC, entre 2007 e 2015, tendo por objetivo identificar a representatividade temática da formação de professores e compreender as contribuições/limitações do programa na formação de professores. É uma pesquisa documental, com aplicação da análise de conteúdo de Bardin. As publicações foram analisadas a partir de três categorias: distribuição geográfica (universidades e regiões), campo de conhecimento (área do conhecimento ou disciplina) e correlações entre Educação Superior e Educação Básica. Dentre os 84 trabalhos que versam sobre o PIBID, 43 elucidam a formação de professores, destes, 30 abordam a Formação Inicial. No que tange ao campo de conhecimento ocorre à prevalência da Biologia (17). A maioria das publicações (22) são oriundas da região Sudeste. Os resultados demonstram que o programa integra Universidade e Educação Básica por meio da inserção do licenciando nos espaços de ensino, consolida a formação de professores tanto inicial como continuada, enriquecendo os espaços de reflexão na e sobre a prática, mas precisa superar a resistência dos professores em assumirem a formação compartilhada do bolsista, bem como destinar maior tempo para questões de cunho teórico.  

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal do Pampa

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino. Universidade Federal do Pampa.

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Professora adjunta do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Universidade Federal do Pampa

Pubblicato

2018-04-29

Come citare

FONSECA, Eril Medeiros da; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 199, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p199. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3718. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.