Currículo pensadopraticado: trajetória e desafios
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p500-514Parole chiave:
Educação de jovens e adultos, Educação profissional, Processo formativo.Abstract
Este artigo narra o processo formativo e interdisciplinar do currículo pensadopraticado do Curso Técnico em Artesanato do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, que passou por percurso de “capacitação”, extensão, culminando-se em um curso técnico, que permanece vigente. Essa narração apoia-se na reconstrução da memória (BOSI, 1993) e fundamentou-se em De Certeau (2016), Fazenda (2005), Oliveira (2004;2012), dentre outros pesquisadores. O estudo, possibilitou compreender as redes tecidas de um currículo pensadopraticado, construído no cotidiano ― e que o referido curso ―, constituiu-se em uma contribuição acadêmica à relação design e artesanato, oportunizado pelo Programa Nacional de Integração de Jovens e Adultos (Proeja).
Downloads
Riferimenti bibliografici
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas v. 1. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BONAN, Irene. Da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas (1909-2009): cem anos de história do ensino profissionalizante em Alagoas. Maceió: EDUFAL, 2010.
BORGES, Adélia. Design + artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
BOSI, Ecléa. A pesquisa em memória social. Psicologia USP, v. 4, n. 1-2, p. 277-284, 1 jan. 1993. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34480. Acesso em: nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. 1ª edição. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/52031-catalogo-nacional-de-cursos-tecnicos. Acesso em: ago. de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. 3ª edição. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=77451-cnct-3a-edicao-pdf-1&category_slug=novembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: ago. 2018.
CAMPÊLO, Hermes. Relatório de Consultoria: em design para o artesanato, Tecelagem de Salgado (I). Maceió: 2004.
CAMPÊLO, Hermes. Relatório de Consultoria: em design para o artesanato, Tecelagem de Salgado (II). Maceió: 2005.
DE CERTEAU, Michel. A cultura do plural. Campinas: Papirus, 2016.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2005.
FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
IFAL. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS. Plano de desenvolvimento Institucional (2005 – 2009). Maceió: IFAL, 2005.
IFAL. Atas reuniões pedagógicas. Maceió: IFAL, 2006.
IFAL. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS. Plano Pedagógico do Curso Técnico em Artesanato. Maceió: IFAL, 2008.
IFAL. ESTATUTO do IFAL. Aprovado pela Resolução n.º 11, de 22/09/2009 – DOU 25/10/2009, Art. 1º, § 2º. Maceió: IFAL, 2009.
IFAL. Normas de Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Resolução nº 32, de 8 de outubro de 2014. Cap. I, Art. 1º, § 1º. Maceió: IFAL, 2014.
MARINHO, Paulo; FREITAS, Marinaide. Cultura organizacional escolar e profissional docente: contributos teórico-epistemológicos. In: LOPES, Denise; OLIVEIRA, Inês; FREITAS, Marinaide. Educação continuada, currículo e práticas culturais. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2016.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. As artes do currículo. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Org.). Alternativas emancipatórias em currículo. São Paulo: Cortez, 2004. p. 9-25.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis, RJ: Vozes,1999.
PAIVA, Jane. Uma arqueologia da memória. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares: para a educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). Maceió: Editora Viva, 2018. p. 45-77.
PAZMINO, Ana Verônica. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Ed. Blücher, 2015.
SANCHES, Maria Celeste de F. Moda e projeto: estratégias metodológicas em design. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SEBRAE. Ata de Reunião - 28/08/2003. Reunião do Grupo Gestor do Artesanato. Maceió, 2003.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).