Escola pública e professor

indícios de representações sociais de universitários matriculados em cursos de alta seletividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p489-511

Palavras-chave:

Escola Pública, Professor, Representações Sociais

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de “escola pública” e “professor de escola pública” construídas por universitários matriculados em cursos de alta seletividade da Universidade de Pernambuco (UPE). Resulta de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento de coleta a entrevista narrativa. Participaram da pesquisa 11 estudantes universitários, egressos exclusivamente de escola pública, matriculados em cursos de alta seletividade na UPE. As narrativas foram analisadas com o apoio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a escola pública está representada como a instituição que fornece formação abrangente, tanto acadêmica quanto cidadã, propicia aprendizagens diversas, orienta e direciona as escolhas profissionais. O “professor de escola pública” é representado como uma figura de referência, alguém que estabelece relações interpessoais de amizade, incentiva e acredita no potencial dos estudantes. Os achados destacam a importância da escola pública para a formação da população e indicam a necessidade de políticas educacionais que favoreçam esse espaço formativo e valorizem do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista em produtividade de Pesquisa do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

 

Maria Isabel Francisco da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de graduação em Pedagogia, bolssita de iniciação Cientifica FACEPE

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. História de vidas de professores, formação e representações sociais: uma proposta de articulação. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 24, n. 55 p. 81-101, jan/abr. 2015

ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das Representações Sociais. In: MOREIRA, A. S. P; OLIVEIRA, D. C de. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia-GO: Editora AB, 1998.

ABRIC, J. C.. Abordagem estrutural das representações sociais: desenvolvimento recentes. In: CAMPOS, P. H. F.; LOUREIRO, M. C. da S. (Orgs). Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: Ed. UCG, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2007.

CASTRO, Vanessa Gomes de; TAVARES JÚNIOR, Fernando. Jovens em contextos sociais desfavoráveis. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 239-258, jan./mar. 2016.

CUNHA, M.I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ. vol. 23 n. 1-2 São Paulo Jan./Dec. 1997

DI NUCCI, Eliane Porto. Interesses e dificuldades dos pais na alfabetização dos filhos. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 1, n. 2-3, p. 23-28, 1997 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571997000100003&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Feb. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GONÇALVES, C. R. A presença das mães na escolarização dos filhos com sucesso escolar em universidades públicas. 2015. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2015.

JOVCHELOVITCH, S. BAUER, M. Entrevista narrativa. In: BAUER, M e GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis. Vozes. 2012, 12º ed. p.90-113.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática,1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

LIMA, R. C. P. L; FERNANDES, M. C. S.G. Representações sociais de alunas de pedagogia sobre suas trajetórias escolares. Educação Unisinos. v.12, n.3, setembro - dezembro, 2008.

LIMA, F. F.; SALES. L. C. As representações sociais do aluno de escola pública partilhadas por professores de língua inglesa que ensinam em escolas públicas e particulares de Teresina. Atos de pesquisa em educação - PPGE/ME FURB. v. 2, n.1, p.106-122, jan./abr. 2007.

LOPES DIAS, G.; CABREIRA DIAS, A.; CHAMON, E. M. Q.O. As atitudes de licenciados sobre o "ser professor": uma dimensão das representações sociais. Educação Unisinos, 18 (3): 288- 300, setembro- dezembro 2014.

MACHADO, L. B; SILVA, W. F. S. Sucesso escolar: Representações Sociais de universitários vinculados a cursos de alta seletividade. Perspectiva, Florianópolis, v.37, n.2, p.619-635, abr/jun, 2019.

MARQUES, P. B.; CASTANHO, M. I. S. O que é a escola a partir do sentido construído por alunos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 15, Número 1, Janeiro/Junho de 2011: 23-33.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais - Investigações em psicologia social. Petrópolis, Vozes, 2003, 404p.

NOGUEIRA, M.A. 2004. Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão. Revista Brasileira de Educação, 26:133-144.

NOVA, T. B. B. A ancoragem as representações sociais de escola entre crianças. In: MACHADO, L. B (Org.) Incursões e investigações em representações sociais e educação. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013. p. 47-58.

OLIVEIRA, D. C.; FISCHER, F. M.; TEIXEIRA, M. C. T. V.; AMARAL, M. A. A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo: uma análise de representações sociais. Psicologia: teoria e prática - 2003, 5(1): 27-39.

OSTI, A.; BRENELLI, R. P. Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, v. 18, n. 3, p. 417-426, 2013.

PONTE, M. G. F. As Representações Sociais da Escola Pública nos Jornais de Teresina (1960 – 1989) Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí. Teresina-PI, 2005.

ROSA, S. A. Representações sociais de alunos da rede pública estadual de ensino sobre escola, escola pública e escola particular. Dissertação (Mestrado em Educação). UEL Londrina-PR 2015.

SANTOS, R. M.; NASCIMENTO, M. A. & MENEZES, J. de A. (2012). Os sentidos da escola pública para jovens pobres da cidade do Recife. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud. 10(1), pp.289-300.

SANTOS, P. I. Representações sociais do ser professor: o conteúdo representacional em textos narrativos. In: MACHADO, L. B (Org.) Incursões e investigações em representações sociais e educação. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013. p. 47-58

SILVA; SOUZA; MEDEIROS NETA. A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN. Revista HOLOS, Ano 31, Vol. 4 33 p. 34-51. 2015.

SILVA. W. F. S. O sucesso escolar nas representações sociais de estudantes de escola pública vinculados a cursos de alta seletividade na UFPE. 2016.148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

SZYMANSKI, H. (Org). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.

VALE, S. F.; MACIEL. R. H.; RODRIGUES, S. W. D. M. Do tradicional ao contemporâneo: representações sociais do professor construídas por alunos. Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 3, p. 861-890, set./dez. 2018

ZAGO, Nadir. Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas. Paidéia, FFCLRP-USP, Rib. Preto, jan/julho/2000.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v.11, n.32, maio/ago, 2006.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

MACHADO, Laeda Bezerra; FRANCISCO DA SILVA, Maria Isabel. Escola pública e professor: indícios de representações sociais de universitários matriculados em cursos de alta seletividade. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 489–511, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p489-511. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11990. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.