Química e arte no processo de curadoria educacional
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p216-243Palavras-chave:
Curadoria educacional, Ensino de química, Greimas, PinterestResumo
Este artigo propõe um convite ao olhar e ao diálogo interdisciplinar entre química, estética e artes plásticas destinados a docentes de Química. Nesse sentido, discute-se a noção de curadoria em suas manifestações no ambiente digital e em relação ao conteúdo educacional. Apresentam-se os resultados de uma intervenção pedagógica, proposta aos licenciados em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tinha o objetivo de realizar um exercício de curadoria com imagens, que reportassem à química, distribuídas na rede social Pinterest. As expografias produzidas pelos estudantes foram analisadas a partir de elementos da semiótica discursiva de Greimas, com ênfase nos quatro elementos constitutivos da natureza: água, ar, fogo e terra. Os resultados mostram que a curadoria realizada no Pinterest pode ser abordada como uma estratégia pedagógica, como uma atividade conducente para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes.
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