A autorregulação da aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental no contexto do ensino remoto

Autores

  • Beatriz Silva Zivich Universidade Estadual de Londrina
  • Paula Mariza Zedu Alliprandini Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14082

Palavras-chave:

Educação, Estratégias de aprendizagem, Pandemia

Resumo

A autorregulação pode ser definida como um processo ativo em que as pessoas direcionam sistematicamente suas ações para atingir metas estabelecidas. Participaram 45 alunos do Ensino Fundamental, sendo 65% do gênero feminino e 35%, do masculino. Para a coleta de dados foi utilizada uma ficha de caracterização dos participantes e a Escala de Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF), do tipo Likert de três pontos, adaptada para o contexto do ensino remoto. A coleta de dados foi realizada online, por meio do envio de um link para que os participantes pudessem acessar os instrumentos na plataforma “Google Formulários”. Os resultados indicaram que os alunos não colocam em prática estratégias de aprendizagem disfuncionais com frequência e utilizam, com baixa frequência, estratégias cognitivas e metacognitivas, o que indica a necessidade do ensino de estratégias de aprendizagem, com vistas a promoção da autorregulação dos alunos.

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

ZIVICH, Beatriz Silva; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. A autorregulação da aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental no contexto do ensino remoto. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14082, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14082. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14082. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

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