Experimentações docentes no curso de pedagogia da FACED/UFAM
diálogo interdisciplinar sobre as múltiplas realidades Amazônicas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14085Palavras-chave:
Educação na Região Amazônica, Curso de Pedagogia, Estágio Docente, UFAMResumo
Este texto resulta das experiências vivenciadas no estágio docente no Ensino Superior, realizado na disciplina “Educação na Região Amazônica” no curso de Pedagogia da FACED/UFAM. Trata-se de um estudo de enfoque qualitativo, evidenciando a imprescindível contribuição da disciplina para a compreensão da região amazônica sob as dimensões territoriais, educacionais, culturais, econômicas, políticas, socioambientais. Destaca-se ainda a importância do estágio docente para a formação acadêmica dos sujeitos envolvidos no processo educativo.
Downloads
Referências
BANIWA, Gersem. Amazônia: espaço plural e abundante de vida. Resistências. Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas – Seção Sindical do ANDES-SN. Ano I, nº 1, pp. 20-23, dez, 2019.
BECKER, Bertha K. Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados 19 (53), 2005. Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 2021.
FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto; WITKOSKI, Antônio Carlos and MIGUEZ, Sâmia Feitosa. O ser da Amazônia: identidade e invisibilidade. Cienc. Cult. [Online]. vol.61, n.3, pp.30-32, 2009.
FRANCO, Zilda Gláucia Elias; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite; MARQUES, Saray. Balsa Escola: Educação de Tempo Integral em uma escola localizada no campo em Humaitá no Estado do Amazonas. Revista e-Curriculum do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2052-2073>. Acesso em: 20 jun. 2021
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia e Política: ensaios. 5 ed. São Paulo, Cortez - Coleção Questão de Nossa Época, vol. 23, 2001.
LIMA, Fábio Souza. As Raízes da Faculdade de Educação da UFAM: uma análise do contexto em que a instituição se desenvolveu (1960 a 1980). Revista Amazônida v. 1, n. 1 l 2020 [ e-ISSN: 2527-0141].
NEVES, Diogo Labiak. Amazônias múltiplas: espaço, gente e reprodução. Resistências. Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas – Seção Sindical do ANDES-SN. Ano I, nº 1, pp. 20-23, dez, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (P. 15 a 34). Disponível em: . Acessado em: 08 de junho 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.
POJO, E. C. Gapuiar de saberes e processos educativos e identitários na comunidade do Rio Baixo Itacuruçá, Abaetetuba – PA. Doutorado em Ciências Sociais. Campinas: IFCH/UNICAMP, p. 243f, 2017.
PINTO, Fabiana de Freitas; VICTÓRIA, Cláudio Gomes da. “Educação Indígena e Educação Ribeirinha: singularidades e diferenças, desafios e aprendizagens no contexto amazônico. Disponível em: <18096_8932.pdf (bruc.com.br)>. Acesso em: 02 abr. 2021.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).