A UFMA empreendedora
a subordinação da universidade ao novo padrão de acumulação flexível
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14105Palavras-chave:
UFMA empreendedora, pedagogia do empreendedorismo, cultura empreendedoraResumo
O artigo investiga as políticas de empreendedorismo adotadas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, no tocante à criação de uma “cultura empreendedora” na universidade. A hipótese é que esse tipo de estratégia pedagógica, que se orienta na Pedagogia Empreendedora, reforça a heteronomia e a semiformação individuais, além de reproduzir concepções pedagógicas que se pautam pela Teoria do Capital Humano. É um estudo de caráter analítico-exploratório, que se utiliza do método histórico-dialético para análise e interpretação do objeto em tela. Investiga fontes escritas primárias, além de documentos e resoluções produzidas por esta instituição, para tentar compreender como as recentes iniciativas da UFMA estão caminhando no sentido da criação de uma mentalidade empresarial, ou, como a própria universidade afirma: uma “cultura empreendedora”.
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