Representações Sociais na atualidade digital e contingente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16143

Palavras-chave:

Representações sociais na atualidade virtualizada, Grupos virtuais e senso comum, Discursos e relações de poder, TIC/TDIC e representações sociais

Resumo

Esse texto objetiva apresentar um estudo bibliográfico acerca das relações entre senso comum, poder, discursos circulantes, Representações Sociais e TIC/TDIC na sociedade contemporânea. Afirma-se que o senso comum e as sociorrepresentações, no mundo virtual, são lastreados pelas identidades e pertencimentos, assim, o discurso torna-se o próprio saber/poder formatado, dado que o conhecimento, dentro dos agrupamentos, socioafetivos e sociocognitivos, é sistematizado por seu próprio discurso. Conclui-se que as Representações Sociais influenciam e norteiam o comportamento do indivíduo, na mesma medida em que o agrupamento induz e direciona o comportamento do sujeito agrupado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germinio José da Silva Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

É Professor de Língua Inglesa na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Ldo. em Letras Modernas Português/Inglês e Bel. em Administração de Empresas; É Esp. em  Metodologia do Ensino de Lingua Inglesa, Adm. Mercadológica e Adm. de Pessoas. É membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/UESB/CNPq).

Denise Aparecida Brito Barreto , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação PPGEd/UESB, Vitoria da Conquista, Bahia, Brasil; Lider do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB).

Referências

MILHÕES de brasileiros acreditam que a terra é plana, diz Datafolha. [S. l.]: Isto é, 2021. Disponível em: https://istoe.com.br/para-milhoes-de-brasileiros-a-terra-e-plana/. Acesso em: 12 ago. 2023.

ABRIC, Jean-Claude. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001. p. 155-171.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais - aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 18-43, jan. / jun. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ms/index.php/ML/article/view/1169. Acesso em: 15 de mar. 2021.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, ISBN-10:8571105987, ISBN-13:978-8571105980, 2001.

Bolsonaro critica ‘superpoderes’ a minorias e ataca movimentos sociais. [S. l.]: Veja, 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/politica/bolsonaro-critica-superpoderes-a-minorias-e-ataca-movimentos-sociais. Acesso em: 12 fev. 2023.

BOLSONARO diz que entende atos antidemocráticos como liberdade de opinião: no cercadinho do Palácio da Alvorada, o presidente afirmou que apenas o governo federal pode ser alvo de atos antidemocráticos. Carta Capital: Estadão Conteúdo, 2021. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/bolsonaro-diz-que-entende-atos-antidemocraticos-como-liberdade-de-opiniao/#google_vignette. Acesso em: 12 ago. 2023.

BOMFIM, Natanael Reis; VON CZÉKUS, Walter Garrido. Representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos e suas contribuições às práticas socioeducativas. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 60, n. 63, 2022. DOI: 10.21680/1981-1802.2022v60n63ID27188. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/27188. Acesso em: 7 jan. 2023.

DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia. 10ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014. (1986)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GARUTTI, Selson; MACHADO, Rafael Pires. Concepção de trabalho em Marx: A questão da luta de classes. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, 2019. Edição Especial. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2823. Acessado em 00/00/2021. Acesso em: 15 de jun. 2021.

GIL, Antônio C. Como elaborar projetos em pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JODELET, Denise (Org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001.

LIMA, Maria Aldecy Rodrigues; GUSMÃO ANDRADE, Erika dos Reis. Os ribeirinhos e sua relação com os saberes. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 38, n. 24, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4027. Acesso em: 7 fev. 2023.

LOPES, Ricardo Cortez. Diálogos possíveis entre Teoria das Representações Sociais e Pós-Estruturalismo. II Simpósio de Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores, Pelotas-RS, 25 a 27 de set. 2017. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/files/2017/10/Ricardo-Cortez-Lopes.pdf. Acesso em: 15 de ago. 2021.

MARKOVÁ, Ivana. Dialogicidade e Representações Sociais: As dinâmicas da mente. Tradução: Hélio Magri Filho. Ed. Vozes, 1ª ed. (ISBN-10:8532633978, ISBN- 978-8532633972). 1 janeiro 2006.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I (1867): O processo de produção do capital (Coleção Marx e Engels); Tradução: Rubens Enderle. Ed. Boitempo, 2ª ed. (ISBN-10:8575595482, ISBN-13:978-8575595480), 1 mar. 2011.

MATSUKI, Edgard. Governo distribui kit satânico em escolas públicas através MEC. [S. l.]: Boatos.org, 2014. Disponível em: https://www.boatos.org/politica/boato-governo-distribui-kit-satanico-em-escolas-publicas-atraves-mec.html. Acesso em: 12 ago. 2023.

MICHAELIS. Communitas. Michaelis Uol: Editora Melhoramentos Ltda., 2023. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/palavra/jWX5/comunidade/. Acesso em: 12 ago. 2023.

MICHAELIS. Societas. Michaelis Uol: Editora Melhoramentos Ltda., 2023. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/societas/. Acesso em: 12 ago. 2023.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Zahar: Rio de Janeiro, 1978.

OLIVEIRA, Jane C. Conhecimento, currículo e poder: um diálogo com Michel Foucault. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 23, n. 2, p. 390-405, jul./dez. 2016| Disponível em http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/6544. Acesso em: 15 de mar. 2021.

RAMOS, Igor; SILVA JUNIOR, Germinio José, BARRETO, Denise Aparecida Brito. A escola e a formação humana no contexto das tecnologias digitais: a identidade e a diferença nas redes sociais. In: BARRETO, Denise; CARDOSO, Martelete; CARMO, Rogerio (Org). Letramentos, linguagem & tecnologia. 1. vol. 02. Editora Pontes. Campinas, SP. 2022 p.217-237.

RATEAU, Patrick; MOLINER, Pascal; GUIMELLI, Christian; ABRIC, Jean-Claude. Social Representation Theory. In: VAN LANGE, Paul A. M.; KRUGLANSKI, Arie W.; HIGGINS, Tory (org.). Theories of social psychology, Vol II. London: Sage, 2012. p. 477-497.

SELL, Carlos Eduardo. Sociologia clássica: Marx, Durkheim e Weber. Petrópolis: Vozes, 2017. ISBN: 978-85-326-5611-7.

SILVA JUNIOR, Germinio José da. BARRETO, Denise Aparecida Brito. Talking about human formation at the interface with identity and difference. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 2, n.1, e12781, p. 1—6, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/13060. Acesso em: 15 de dez. 2021.

SILVA JUNIOR, Germinio José da. Discussões sobre sociedade, educação, currículo, avaliação da aprendizagem e relações de poder. Ensino em Perspectivas, v.2, n.2, p. 1—17. 2021a. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4973 . Acesso em: 15 de ago. 2021.

SILVA JUNIOR, Germinio José da. Ensino de inglês em franquias: um olhar educacional sobre os dados, informações e conhecimentos advindos de outra área de conhecimento. VIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional de Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Gepraxis), Vitória da Conquista-BA, v.8, n.10. 2021b. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/9663. Acesso em: 15 de ago. 2021b.

SILVA JUNIOR, Germinio José da. O trabalhador de aplicativo de mobilidade urbana sob demanda: recrutamento, seleção e decisão. Revista de Administração Unimep (RAU), v.19, n.2, p. 187—203, 2021c. Disponível em: http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/rau/article/view/1826. Acesso em: 15 de ago. 2021.

SILVA JUNIOR, Germinio José da. Perceived quality in English-speaking franchised educational services. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, e022080, jan./dec. 2022. e-ISSN: 1519-9029. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16776. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16776. Acesso em: 28 dez. 2022.

SILVA JUNIOR, Germinio José da. Formação Inicial e as suas implicações na profissão docente: Representações Sociais de professores de língua inglesa e as interconexões com a profissionalização. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB), Vitória da Conquista, p. 196. 2023. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2023/05/GERMINIO_JOSE_DA_SILVA_JUNIOR_2023_FORMACAO_INICIAL.pdf . Acesso em: 29 de abr. 2023.

TSE faz campanha contra a desinformação: “Se for fake news, não transmita”. Brasília/DF: Tribunal Superior Eleitoral, 2020. Setor de Administração Federal Sul (SAFS). Disponível em: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2020/Julho/tse-faz-campanha-contra-a-desinformacao-201cse-for-fake-news-nao-transmita201d. Acesso em: 12 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

SILVA JUNIOR, Germinio José da; BARRETO , Denise Aparecida Brito. Representações Sociais na atualidade digital e contingente. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16143, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16143. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16143. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.