A concepção histórico-crítica de currículo

entrevista com Dermeval Saviani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, Concepção curricular, Educação escolar

Resumo

Com o intuito de ampliar as possibilidades de entendimento acerca da concepção histórico-crítica de currículo, entrevistamos Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. A versão atual da entrevista, realizada no dia 09 de junho de 2014 em virtude dos estudos de doutoramento de Gama (2015), foi revisada e atualizada pelo entrevistado, tendo sido concluída em dezembro de 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Nozella Gama, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2015). Integrou a equipe executora e de pesquisa do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizado na UFBA de 2009 a 2013. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas de 2013 a 2015. Atualmente é professora do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL. Autora dos artigos A concepção de formação de professores presente nas teses sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise crítica (2014) na Revista Histedbr on-line; A produção de Dermeval Saviani: primeiras aproximações aos artigos que tratam da teoria pedagógica (2015) na Revista Germinal: marxismo e educação em debate (2015) e A contribuição de Dermeval Saviani no campo da filosofia da educação: reflexões acerca do currículo (2016) na Revista Filosofia e Educação, juntamente com Cláudio de Lira Santos Júnior. Seus estudos enfocam o currículo, o trabalho pedagógico, a produção do conhecimento e formação de professores nas perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase, no Trabalho pedagógico, Formação de Professores, Gestão escolar na Educação Infantil.

Referências

FREITAS, L.C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GAMA, C.N. Princípios curriculares à luz da Pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. História do tempo e tempo da História: estudos de historiografia e história da educação. Campinas: Autores Associados, 2015.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

GAMA, Carolina Nozella; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. A concepção histórico-crítica de currículo: entrevista com Dermeval Saviani . Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17823, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17823. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.