Reflexões sobre literatura e ensino: uma análise de livro didático a partir dos Novos Estudos do Letramento
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.319-333Palavras-chave:
Ensino de literatura. Ensino Médio. Livro didático. LetramentosResumo
Este trabalho propõe uma análise de um recorte de material didático a fim de verificar confluências, dissonâncias e potencialidades em relação aos Novos Estudos dos Letramentos no que diz respeito ao ensino de literatura. O livro didático em questão faz parte do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), no triênio 2018 – 2020, e o corpus constitui-se do primeiro capítulo destinado aos estudos literários, da carta ao estudante e da introdução às orientações ao professor. Os conceitos dos Novos Estudos dos Letramentos ancoram-se, neste trabalho, especialmente em Street (2014, 2006). As reflexões sobre letramentos literários estão baseadas principalmente em estudos de Zaponne (2008). A análise sugere que o corpus apresenta índices de reconhecimento da variedade de letramentos com textos ficcionais, sem, no entanto, aprofundar discussões sobre as relações de poder que os envolvem.Downloads
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Publicado
2021-04-24
Como Citar
BOSCO, Míriam Juliana Pastori. Reflexões sobre literatura e ensino: uma análise de livro didático a partir dos Novos Estudos do Letramento. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 319–333, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.319-333. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10912. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Estudos Literários