O agir docente com a utilização de textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Autores

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes - UNIFAP http://orcid.org/0000-0001-8770-6177
  • Maria do Carmo Barbosa Machado Professora efetiva federal da Rede de Ensino vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Amapá atuando na área de Língua Francesa no Sistema de Ensino Modular – SOME. Doutoranda pela Universidad del Sol – (UNADES/Paraguay) http://orcid.org/0000-0002-7092-6592

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.130-144

Palavras-chave:

Agir docente. Textos multimodais. Ensino

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise do agir de dois docentes quanto à seleção e à utilização que esses profissionais fazem de textos de gêneros multimodais nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, situa-se no campo da Linguística Aplicada e fundamenta-se nos estudos sobre multimodalidade e no Interacionismo Sociodiscursivo. Para a geração dos dados utilizamos como instrumento a técnica de entrevista de explicitação, realizada com dois professores do Ensino Médio de uma escola pública na região norte do Brasil. O corpus analisado é composto por excertos das entrevistas e analisados com base nas categorias de tipos de discurso (BRONCKART, 2008) e figuras de ação (BULEA, 2010). Os resultados revelam que os textos mais usados pelos professores são aqueles já contemplados pelos livros didáticos, como as charges, anúncios publicitários e tirinhas e que também já apresentam certo espaço nas práticas do letramento escolar. Além disso, a constituição de marcas de agentividade, evidenciada por unidades linguísticas presentes no agir verbalizado pelos professores, mostra como esses profissionais se constituem como protagonistas de suas ações no trabalho com esses textos em sala de aula.

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Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - UNIFAP

Doutor em Linguística Aplicada (IEL / UNICAMP). Professor do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá, na área de Língua Portuguesa e Lingüística Aplicada e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras / PPGLET-UNIFAP e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFC - PPGL

Maria do Carmo Barbosa Machado, Professora efetiva federal da Rede de Ensino vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Amapá atuando na área de Língua Francesa no Sistema de Ensino Modular – SOME. Doutoranda pela Universidad del Sol – (UNADES/Paraguay)

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Norte do Paraná (2015) e graduação em Bacharelado em Teologia pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA (1997) e especialização em Magistério Superior (IBEPEX) e em Língua Espanhola (IESAP). É doutoranda pela Universidad del Sol - UNADES/Paraguay e mestra pela mesma instituição na área de Ciência da Educação. É graduanda do Curso de Letras - Licenciatura em Língua Inglesa pela UNICESUMAR/Maringá. É professora efetiva federal da Rede de Ensino vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Amapá atuando na área de Língua Francesa no Sistema de Ensino Modular - SOME

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

GOMES, Rosivaldo; MACHADO, Maria do Carmo Barbosa. O agir docente com a utilização de textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 130–144, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.130-144. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11313. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)

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