Padrões de concordância de primeira pessoa do plural na variedade urbana do Português em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202171.02-17

Palavras-chave:

concordância verbal, português moçambicano, multilinguismo

Resumo

Com o objetivo de contribuir com a análise comparativa de variedades nacionais da Língua Portuguesa, o presente trabalho descreve a concordância verbal de primeira pessoa do plural na variedade urbana do Português falado em Moçambique, avaliando a proximidade ou o distanciamento de seus padrões de uso em relação, principalmente, à norma europeia, supostamente adotada como referência escolar. Para tanto, investiga o comportamento do fenômeno, partindo dos preceitos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968). Os resultados demonstram que, à semelhança da variedade europeia, a concordância padrão é quantitativamente produtiva na variedade urbana moçambicana. Em termos qualitativos, entretanto, a variabilidade da regra segue tendência oposta à da variedade europeia: de um lado, registra dados variáveis (apenas na fala de alguns participantes) quando se trata do sujeito pronominal nós, o que não se atesta no Português Europeu; de outro, a variante padrão revela-se categórica quando empregado o sujeito pronominal a gente, contexto em que se constata variação no Português Europeu. Os resultados, além de contribuírem com a análise comparativa das variedades, ensejam reflexões acerca das motivações para o comportamento dos dados não só em termos linguísticos, mas sobretudo em termos extralinguísticos, considerando o contexto multilíngue que caracteriza a sociedade moçambicana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Ferreira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluna de mestrado em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Silvia Rodrigues Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora associada (nível IV) do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ, Bolsista de produtividade 2 do CNPq (2015; 2018). Atua nos Programas de Pós-graduação em Letras Vernáculas e no Mestrado Profissional em Letras, na UFRJ.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

COSTA, Bianca Ferreira; VIEIRA, Silvia Rodrigues. Padrões de concordância de primeira pessoa do plural na variedade urbana do Português em Moçambique. Revista Leitura, [S. l.], n. 71, p. 02–17, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202171.02-17. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/12381. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.