Aspectos recepcionais da adaptação cinematográfica Jane Eyre (2011)

Autores

  • Carla Alexandra Ferreira
  • Sandra Mônica do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201351.43-63

Palavras-chave:

Jane Eyre, Estética da Recepção, Cinema

Resumo

Este artigo visa, por meio de conceitos da Estética da Recepção, no entendimento de Jans Robert Jauss, promover um estudo da adaptação cinematográfica Jane Eyre (2011), de Cary Joji Fukunaga, em relação à obra literária de Charlotte Brontë, Jane Eyre (1847). Buscase identificar a existência de um diálogo entre a adaptação cinematográfica e seu texto fonte. Desse modo, foram analisados doze textos da crítica referentes à divulgação da adaptação, as quais proporcionaram uma releitura atual para a obra literária, por meio da fusão de horizontes.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2013v1n51p43-63

 

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Biografia do Autor

Carla Alexandra Ferreira

Professora Doutora da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Letras/ Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura – PPGLIT, São Paulo, Brasil.

Sandra Mônica do Nascimento

Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Programa de Estudos de Literatura – PPGLit, São Paulo, Brasil.

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Como Citar

FERREIRA, Carla Alexandra; NASCIMENTO, Sandra Mônica do. Aspectos recepcionais da adaptação cinematográfica Jane Eyre (2011). Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 51, p. 43–63, 2014. DOI: 10.28998/2317-9945.201351.43-63. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/1455. Acesso em: 18 nov. 2024.

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