Le cinéma, vecteur privilégié du mythe de la femme fatale
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201351.113-130Palavras-chave:
Cinema, Mito, Mulher fatalResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o mito da mulher fatal – compreendida enquanto figura mítica literária do final do século XIX – e sua transposição ao cinema. Esta arte que por possuir um grande poder de simulacro, ilustra de forma extraordinária a propagação infinita da figura simbólica. Apoia-se na linha de estudos do imaginário, proposta por Gilbert Durand e seguida por Michel Serceau, a fim de atestar a relação intrínseca entre o cinema e o mito. Pretendese mostrar que o cinema está longe de ser um vulgarizador da mulher fatal, mas sim um lugar de revitalização do mito.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ASSUNÇÃO, Luísa. Le cinéma, vecteur privilégié du mythe de la femme fatale. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 51, p. 113–130, 2014. DOI: 10.28998/2317-9945.201351.113-130. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/1458. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo