Le cinéma, vecteur privilégié du mythe de la femme fatale

Autores/as

  • Luísa Assunção

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201351.113-130

Palabras clave:

Cinema, Mito, Mulher fatal

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o mito da mulher fatal – compreendida enquanto figura mítica literária do final do século XIX – e sua transposição ao cinema. Esta arte que por possuir um grande poder de simulacro, ilustra de forma extraordinária a propagação infinita da figura simbólica. Apoia-se na linha de estudos do imaginário, proposta por Gilbert Durand e seguida por Michel Serceau, a fim de atestar a relação intrínseca entre o cinema e o mito. Pretendese mostrar que o cinema está longe de ser um vulgarizador da mulher fatal, mas sim um lugar de revitalização do mito.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2013v1n51p113-130

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luísa Assunção

Doctorante, Université Sorbonne Nouvelle 3, CREPAL Centre de Recherche sur les Pays Lusophones, Paris, France.

Cómo citar

ASSUNÇÃO, Luísa. Le cinéma, vecteur privilégié du mythe de la femme fatale. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 51, p. 113–130, 2014. DOI: 10.28998/2317-9945.201351.113-130. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/1458. Acesso em: 14 ago. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.