Trajetórias na produção de conhecimento: política de língua, língua e educação patrimonial
Palavras-chave:
Política de Língua, Língua, Políticas Públicas, Educação PatrimonialResumo
Neste artigo, dedicamo-nos a um processo de produção de conhecimento que envolve a língua em sua historicidade constitutiva, em se considerando questões atinentes ao político, à história e à memória. O artigo tem como pressuposto teórico-metodológico a Análise de Discurso, em sua articulação com a História das Ideias Linguísticas, e desenvolve-se a partir de percursos de estudo e experiência, que partem da pesquisa e do ensino em torno de política de língua, em direção à organização de um arquivo de língua e à prática vivenciada em uma comunidade quilombola do interior do Rio Grande do Sul e integrante de um Geoparque Mundial da Unesco, que enseja um trabalho de política de língua articulado à educação patrimonial. Com a reflexão, objetivamos reafirmar a importância de nos posicionarmos na contramão de um repetível histórico de práticas universalizantes no tocante à relação língua e sujeito, que tão somente corroboram sentidos de exclusão e segregação.
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