Produzindo conhecimentos sobre práticas docentes: olhares plurais a partir de pesquisas do GIFOP/UFAL/CNPq

Autores

  • Lúcia de Fátima Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Lígia dos Santos Ferreira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Jordânia de Araújo Souza Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Produção de conhecimentos interdisciplinares, Linguagem e Sociedade, Formação Docente, Práticas escolares

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo apresentar discussões acerca do modo como concebemos a produção de conhecimentos científicos sob uma perspectiva interdisciplinar no âmbito de um grupo de pesquisa denominado XXX, formado por pesquisadores/as de diferentes áreas, que compreendem as relações entre sujeito e linguagem intrinsecamente vinculadas às questões sociais. Embora o referido grupo adote como enfoque principal a formação docente, as discussões não se restringem à análise desse tema dissociado de aspectos que permeiam às práticas de ensino e aprendizagem, sobretudo relacionados aos grupos mais socialmente vulneráveis, que são invisibilizados, observando o modo como se apropriam da língua/linguagem, visando a mobilizar a produção responsiva de conhecimentos científicos às práticas escolares com a atuação efetiva dos participantes a fim de promover o tratamento de questões concernentes à reparação social, como ilustram pesquisas realizadas por esse grupo. Para isso, ancoramos as discussões em Bakhtin, Fanon, Moita Lopes, André, Thiollent, entre outros/as.

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Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Linguística , mestra em Letras e graduada em Letras-Português pela UFAL, realizou estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada na Unicamp e na UnB. Professora Associada do Curso de Letras da UFAL e Líder do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP). 

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutor e pós-doutor em Linguística. Professor efetivo de Língua Portuguesa e de Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Maceió. Professor Permanente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), Campus Benedito Bentes. Líder do Grupo de Pesquisa DIGENERI (CNPq/Ifal) e membro do GIFOP (CNPq/Ufal). 

Lígia dos Santos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Estudos Literários, mestra em Literatura Brasileira, licenciada em Filosofia (UFAL), bacharelanda do curso de Direito. Professora Associada do Curso de Letras-Libras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ex-Diretora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABi/UFAL), ex-Coordenadora do Consórcio Nacional de Neabs, Neabis e Neabis grupos correlatos (CONNEABS) da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).

Jordânia de Araújo Souza, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada e mestra em Ciências Sociais (UFCG), doutora em Antropologia (UFPE). Professora Adjunta do Centro de Educação da UFAL e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAL. Membro do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores/as e Pesquisa (GIFOP/CNPq) e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Memória, Identidade e Território (GPMIT/CNPq). 

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

SANTOS, Lúcia de Fátima; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa; FERREIRA, Lígia dos Santos; SOUZA, Jordânia de Araújo. Produzindo conhecimentos sobre práticas docentes: olhares plurais a partir de pesquisas do GIFOP/UFAL/CNPq. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 291–307, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18055. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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