Aprendizagem de língua estrangeira e argumentação em sala de aula: a perspectiva dialógica e discursiva em foco

Autores

  • Patrícia Falasca UNESP- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras – campus de Araraquara; SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.23-40

Palavras-chave:

Argumentação, Aprendizagem de língua estrangeira.

Resumo

A argumentação, inserida em uma proposta dialógica e discursiva de base bakhtinana de compreensão da linguagem, é concebida, neste trabalho, como uma forma privilegiada de construção de conhecimento. Nosso principal objetivo é discutir de que forma atividades de cunho argumentativo podem contribuir para a aprendizagem de línguas estrangeiras por alunos adultos. Resultados advindos de análises preliminares demonstram que o ato de engajar-se em argumentação e a dinâmica criada na sala de aula por tais atividades levam o aluno a posicionar-se enquanto sujeito na nova língua, enquanto, juntamente com os colegas, negocia significados e repensa seus pontos de vista.  

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2015v1n55p23-40

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

FALASCA, Patrícia. Aprendizagem de língua estrangeira e argumentação em sala de aula: a perspectiva dialógica e discursiva em foco. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 23–40, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201555.23-40. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2306. Acesso em: 29 dez. 2024.

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