O ensino de língua portuguesa e os gêneros do discurso: uma proposta para a escola básica

Autores

  • Fernanda Taís Brignol Guimarães Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Matheus Felipe da Silva Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
  • Rafael Chaves Martins Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.7-22

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa. Escola Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Gêneros do Discurso. Elevator Pitch ou Conversa de Elevador

Resumo

Este artigo resulta da oficina intitulada Gêneros do Discurso e Ensino: da teoria à prática, aplicada por pós-graduandos do Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter – Porto Alegre/RS, com professores da rede pública, como parte do projeto de extensão Sexta-Feira do Professor. A oficina teve como principal objetivo oportunizar aos docentes a reflexão a respeito dos gêneros discursivos por um viés prático, tendo em vista a recomendação dos PCN’s para o estudo dos gêneros na escola. Desse modo, buscou-se suprir possíveis lacunas e/ou dúvidas dos docentes a respeito do que são os gêneros discursivos e de como desenvolver atividades significativas a partir deles junto ao alunado, de modo a considerar a relação de interlocução estabelecida e o contexto de produção, recepção e circulação, conforme proposto por Bakhtin. A metodologia utilizada teve como base o Elevator Pitch ou Conversa de Elevador, proposta advinda da área empresarial, em que se objetiva vender uma ideia ou produto de forma sucinta e objetiva. Como resultados, pode-se dizer que a oficina atingiu seu objetivo, alinhando o engajamento dos docentes na atividade proposta e no debate suscitado à reflexão a respeito do estudo dos gêneros na escola e das adaptações necessárias a cada contexto de atuação.

 

Portuguese language teaching and the discourse genres: a proposition for the basic school

This article is the result of a workshop for public school teachers entitled Genres of Discourse and Teaching: from theory to practice, applied by post-graduate students from the Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter - Porto Alegre/RS, as part of the extension project Sexta-feira do Professor (Teacher’s Friday). The main objective of the workshop was to provide teachers with a reflection on the discursive genres from a practical perspective, in resonance with the recommendation of National Curricular Parameters regarding the study of genres at school. In this way, we sought to fill in possible gaps and/or doubts of teachers regarding what are the discursive genres and how to work with them in order to develop meaningful activities for the students, taking into consideration the established interlocution relationship and the production context, reception and circulation, as proposed by Bakhtin. The methodology used was based on the Elevator Pitch, proposed from the business area, which aims to sell an idea or product in a succinct and objective way. As a result, it can be said that the workshop achieved its objective, aligning the teachers' engagement with the proposed activity and the debate concerning the reflection on the study of the genres at school and the adaptations necessary to each context of action.

Keywords: Teaching Portuguese Language. Basic school. National Curricular Parameters. Discourse Genres. Elevator Pitch

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2019n63p7-22

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Taís Brignol Guimarães, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter Universidade de Caxias do Sul - UCS

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2012) e Pós-Graduação em nível de Especialização pela mesma Universidade (2013). Em 2015, concluiu o mestrado em Letras / Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Atualmente, é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Associação Ampla UCS/UniRitter, com bolsa da CAPES, e membro dos grupos de pesquisa Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens (LEAL/UCPel) e Linguagem e Currículo (GELC/Unipampa). Revisora das Revistas Nonada - UniRitter (B1) e Cenários - UniRitter (B1). Parecerista da Revista Nonada - UniRitter (B1).

Matheus Felipe da Silva, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Mestrando em Linguística pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter, especialista em Comunicação Empresarial (UniRitter) e formado em Jornalismo (Unisinos). É professor, coordenador de extensão da Faculdade de Comunicação Social e coordenador Lato Sensu dos cursos de Comunicação Empresarial e Criação e Produção de Produtos Digitais do Centro Universitário Ritter dos Reis em Porto Alegre, RS.

Rafael Chaves Martins, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Mestrando em Letras no PPGL do Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER. Graduado em Letras, licenciatura plena em português e literaturas de língua portuguesa, e Pós-Graduado no curso de Especialização em Assessoria Linguística e Revisão Textual na Faculdade Porto-Alegrense - FAPA.

 

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

GUIMARÃES, Fernanda Taís Brignol; SILVA, Matheus Felipe da; MARTINS, Rafael Chaves. O ensino de língua portuguesa e os gêneros do discurso: uma proposta para a escola básica. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 7–22, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.201963.7-22. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/6859. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Artigos Semelhantes

<< < 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.