A construção da argumentação quase lógica no gênero discurso de sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.29-40

Palavras-chave:

Discurso de sala de aula. Retórica. Argumentos persuasivos

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os argumentos quase lógicos presentes no gênero discurso de sala de aula. Assim, utilizou-se dos estudos retóricos, já que por meio deles é possível estudar o que cada discurso comporta de persuasão. Toma-se a Retórica como a arte de persuadir pelo discurso; e o gênero discurso de sala de aula como pertencente entre os gêneros do argumentar que tem, por sua natureza, elementos persuasivos. Para a continuidade do estudo, utilizou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, pois prioriza a qualidade dos dados. O trabalho fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Abreu (2009), Fiorin (2015), Marcuschi (2008), Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2014), Reboul (2004), Santos (1999; 2018), entre outros. Em se tratando das análises, escolheram-se, por questões teóricas, apenas dois momentos/fragmentos do gênero discurso de sala de aula, os quais foram apreciados de acordo com a teoria destacada. Após as análises, percebeu-se que os argumentos quase lógicos engatilham os sentidos persuasivos no gênero em estudo e que os retores recorreram aos seguintes argumentos: definição, inclusão, autofagia, divisão e regra de justiça. Portanto, o uso desses argumentos no gênero discurso de sala de aula não se deu de qualquer maneira, mas teve o objetivo tentar persuadir o auditório social.

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Biografia do Autor

Jonnas Nichollas de Lima Costa, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) - campus Arapiraca.

Licenciado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) - campus Arapiraca.

Max Silva da Rocha, Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

É Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/FALE/UFAL).

Maria Francisca Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas, campus I, Arapiraca; Universidade Federal de Alagoas, campus Maceió.

Mestra e Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Possui estágio de Pós-Doutoramento pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas – PPGLL/UFAL. Professora do departamento de Letras da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, campus I Arapiraca. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Retórica (CNPq/UNEAL).

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Publicado

2021-04-24

Como Citar

COSTA, Jonnas Nichollas de Lima; ROCHA, Max Silva da; OLIVEIRA SANTOS, Maria Francisca. A construção da argumentação quase lógica no gênero discurso de sala de aula. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 29–40, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.29-40. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/9694. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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