Leitura, música e emoção: pesquisa e formação no âmbito do Profletras

Autores/as

  • Emiliane Santana Gomes, Nair Floresta Andrade Neta Universidade de Santa Cruz (UESC) Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202064.76-91

Palabras clave:

profletras, professor-pesquisador, afetividade

Resumen

Apresentamos uma proposta de pesquisa, resultado do diálogo entre teoria e prática, promovido pelo Profletras. Com isso, objetivamos evidenciar o papel desse programa de mestrado no processo de transição da competência implícita à aplicada e na ruptura de um paradigma no ensino que já se mostra obsoleto: de uma concepção de ensino centrada exclusivamente nos aspectos cognitivos a uma formação atenta à marcante influência da afetividade no processamento cognitivo e nas relações interpessoais que ocorrem em uma instituição de ensino. Para discutir a formação do professor-pesquisador, nos fundamentamos em Almeida Filho (2010), Stenhouse (1993), Ribeiro (2005), Oliveira e Almeida (2015) e Demo (1996; 2003). Para tratar da influência da afetividade no ensino-aprendizagem, recorremos a Freire (1996), Damásio (2000, 2004, 2012), Ekman (2011) e Andrade Neta (2011, 2014). Pretendemos divulgar nossa pesquisa, referente ao trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Letras, pois identificamos, nessa proposta, seu potencial para contribuir para a produção de conhecimento aplicado à melhoria do ensino-aprendizagem no contexto investigado, especialmente no que concerne às atividades de leitura associada à afetividade.

 

Reading, music and emotion: research and education in Profletras’ field

In this work, we aim to present partial data from an action research and highlight the role of Profletras in the transition from implicit to applied competence. We are based on Almeida Filho (2010), Stenhouse (1993), Ribeiro (2005), Demo (1996, 2003), Freire (1996), Damásio (2000, 2004, 2012), Ekman (2011) and Andrade Neta (2011, 2014). The results suggest that the triad of reading, music and emotion contributed to overcoming obstacles to reading and learning. Therefore, we identify in this proposal its potential to contribute to the production of knowledge applied to the improvement of the teaching-learning process in the investigated context and to the emergence of an education attentive to to the influence of affectivity in the cognitive and inter-relational processes. For this purpose, the teacher needs to be a researcher of his/her own practice.


DOI: 10.28998/2317-9945.2020n64p76-91

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Biografía del autor/a

Emiliane Santana Gomes, Nair Floresta Andrade Neta, Universidade de Santa Cruz (UESC) Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN)

Departamento de Letras e Arte (DLA/UESC)

Publicado

2019-09-23

Cómo citar

NAIR FLORESTA ANDRADE NETA, Emiliane Santana Gomes,. Leitura, música e emoção: pesquisa e formação no âmbito do Profletras. Revista Leitura, [S. l.], n. 64, p. 76–91, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.202064.76-91. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4551. Acesso em: 14 ago. 2024.

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