La cité des dames: utopia e gênero

Autores/as

  • Luciana Eleonora de F. Calado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200332.17-28

Palabras clave:

Utopia, Literatura Medieval, Gênero, Christine de Pizan, La Cité des Dames

Resumen

Caracterizada como um período de intensa repressão feminina, a
Idade Média representa também uma época de contestações, em particular
na vida literária, seja com a expansão do gênero poético conhecido como
"Cantiga de Amigo" (Chanson de Femme, Frauenlied), que consiste na
expressão dos sentimentos através de um eu-lírico feminino, seja com a
própria produção de mulheres, as chamadas trobairitz. Dentre estas, a
escritora do século XIV Christine de Pizan é o nome mais notável, menos
pela sua vasta e variada produção poética e prosaica, mas especialmente
pela ousadia em deslocar o papel da mulher nos escritos da época - na sua
grande maioria, misóginos - em sentido de uma abordagem feminista
questionadora da "natural" superioridade masculina. Neste artigo, pretende-se
analisar uma das mais importantes obras de Christine de Pizan, La Cité
des Dames (A cidade das damas), enfocando a imagem do feminino e o
plano utópico desta "cidade metafórica".

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2003v2n32p17-28

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Publicado

2019-03-25

Cómo citar

CALADO, Luciana Eleonora de F. La cité des dames: utopia e gênero. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 32, p. 17–28, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200332.17-28. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7428. Acesso em: 18 oct. 2024.

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