Concordância verbal, variação e ensino

Autores/as

  • Renata Lívia de Araújo Santos

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.255-267

Palabras clave:

Concordância verbal, Variação linguística, Ensino

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de compreender a variação entre ausência e presença de marcas de concordância verbal à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, de Labov (2008 [1972]). Observamos três trabalhos que abordam essa variação e constatamos que a concordância verbal possui um comportamento variável e que essa variação é governada sistematicamente, por fatores linguísticos e extralinguísticos. Percebemos também a relevância da escola para o uso dessa variação. Acreditamos que alguns problemas apresentados pelo ensino de Língua Portuguesa podem ser resultado do posicionamento dessa instituição perante a variação linguística.

 

DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v1i47.912

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Biografía del autor/a

Renata Lívia de Araújo Santos

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas.

Cómo citar

ARAÚJO SANTOS, Renata Lívia de. Concordância verbal, variação e ensino. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 47, p. 255–267, 2013. DOI: 10.28998/2317-9945.201147.255-267. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/912. Acesso em: 14 ago. 2024.

Número

Sección

Linguística e Ensino

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