Análise de variantes linguísticas não padrão em produção textual escolar

Autores/as

  • Alexandre Melo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.297-309

Palabras clave:

Teoria da variação linguística, Variantes lingüísticas, Ensino da língua padrão

Resumen

Este trabalho pretende dar uma pequena contribuição no sentido de como a Teoria da Variação Linguística pode auxiliar o ensino da língua materna, mais precisamente, o ensino da variante padrão da língua portuguesa. Partindo dos pressupostos variacionistas labovianos e das noções de “ortografia lexical” e “ortografia gramatical” de Moura (2002), faremos uma breve análise das variantes não padrão em textos escritos escolares com o fito de levantar as dificuldades dos alunos na aquisição da escrita e de subsidiar, em seguida, a  prática pedagógica de ensino da língua padrão.

 

DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v1i47.914

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Biografía del autor/a

Alexandre Melo de Oliveira

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas

Cómo citar

MELO DE OLIVEIRA, Alexandre. Análise de variantes linguísticas não padrão em produção textual escolar. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 47, p. 297–309, 2013. DOI: 10.28998/2317-9945.201147.297-309. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/914. Acesso em: 14 ago. 2024.

Número

Sección

Linguística e Ensino

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